Outros | Com Ufms | 28/04/2019 13h05

Pesquisadores da SBPC recebem cartas de alunos da rede municipal

Compartilhe:

Estudantes de 95 escolas da rede pública de ensino municipal escreveram cartões postais convidando pesquisadores das diversas áreas do conhecimento para participarem da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A ação é resultado da parceria entre a UFMS, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Reunião Anual da SBPC será realizada de 21 a 27 de julho e estão sendo aguardadas mais de 16 mil pessoas. Dentre elas, pesquisadores de todo o país irão visitar Campo Grande, muitos pela primeira vez, para participarem do evento. Como uma maneira de já fazer com que os participantes sintam-se acolhidos, a coordenação local do evento se juntou com a Semed e a Sectur para a confecção de cartões postais.

A Sectur ficou responsável pela escolha das imagens que ilustraram os postais. “A gente fez um estudo em parceria com a UFMS para elencar os símbolos que nos representam, para depois utilizar nesse projeto dos postais, que é inovador e feito pela primeira vez na SBPC, um evento que já tem 70 anos”, conta a superintendente de turismo, Juliane Salvadori.

Já as mensagens convidando os pesquisadores ficaram a cargo de alunos do ensino básico. Ao todo 95 escolas públicas municipais participaram da ação que contabilizou mais de 3.500 cartões postais confeccionados. “Os alunos não estão acostumados com cartão postal, não é uma linguagem atual, hoje em dia é redes sociais, mas eles gostaram desse gênero textual. As frases são espontâneas, eles que escolheram o que escrever aos pesquisadores”, afirma a técnica da Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Semed Analice Talgati.

Segundo o reitor Marcelo Turine, o objetivo dos cartões postais é fazer com que os pesquisadores se sintam bem acolhidos pela cidade e pela Universidade. “O envio desses cartões, que vão ter esses textos dos alunos e que vão ser postados com o selo de 40 anos da UFMS, é uma expectativa de que a gente acolha com muito carinho esses grandes pesquisadores, para que a gente consiga fazer um grande evento”, explica.

O reitor também declarou que ler as mensagens escritas pelas crianças é emocionante. “É uma emoção muito grande ver que houve um trabalho com os professores da rede municipal junto com os alunos. Eu acho que Mato Grosso do Sul está de parabéns. Com nossas parcerias com a Prefeitura Municipal a gente conseguiu engajar as crianças na participação da SBPC”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS