Outros | Com Sesc | 28/04/2019 11h22

Sesc Dramaturgias chega a Campo grande em Maio

Compartilhe:

O Projeto Sesc Dramaturgias realizará, até novembro, cerca de 90 oficinas de iluminação, dança, circo, encenação, leitura e escrita em todas as regiões brasileiras. Desenvolvido há 21 anos pelo Departamento Nacional do Sesc, o circuito envolve toda a cadeia de elaboração de espetáculo em artes cênicas, com espaços de formação, experimentação, intercâmbio artístico e cultural com profissionais de referência. O objetivo é democratizar o acesso à formação em artes cênicas através de eixos como a reflexão, a criação e a pesquisa dramatúrgica, fomentando o surgimento de processos criativos.

Em Mato Grosso do Sul, a primeira ação será realizada no Sesc Cultura em Campo Grande, no dia 22 de maio, com a oficina da dança Fernando Marques, que tem como base a proposição de Helena Katz, oferecendo aos alunos estímulos que lhes sirvam como provocações – perguntas a serem respondidas a partir de seu repertório técnico estético.

“O Sesc Dramaturgias cumpre um importante papel no sistema produtivo das artes cênicas nacionais ao estimular o surgimento de coletivos artísticos pelo país e a criação de espetáculos, a formação e aperfeiçoamento de artistas amadores e profissionais, a divulgação ampla de conteúdos muito restritos ao ambiente acadêmico”, ressalta Mariana Pimentel, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc. “Esse é um trabalho de base que alimenta diretamente, em médio e longo prazo, outras ações realizadas pela entidade em âmbito estadual (EmCena Santa Catarina, GESTO em Alagoas e Paraíba Encena), regional (Sesc Amazônia das Artes) e nacional (Palco Giratório)”, conclui.

Outro destaque do Sesc Dramaturgias é o oferecimento de ações formativas com média duração, em capitais e municípios de todo o país, incluindo também aqueles que não possuem cursos técnicos ou universitários artes cênicas, como Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Ji-Paraná (RO), Caxias (MA), Parnaíba (PI), Rondonópolis (MT), Chapecó (SC) ou com poucas oportunidades de desenvolvimento artístico como Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Teresina (PI), entre outras.

O projeto promove, ainda, intercâmbios entre profissionais do teatro, dança e circo, incluindo atores, autores, bailarinos, dramaturgos profissionais e amadores, estudantes e professores. A avaliação positiva desse encontro e os resultados já alcançados motivaram a projeção da etapa mais ambiciosa: o oferecimento de um conjunto de residências artísticas em áreas específicas da dramaturgia, de modo a intensificar as trocas de conhecimentos e o aprofundamento dos processos de investigação

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS