Palestra | Da Redação/Com Assessoria | 22/10/2013 11h27

Caravana da Memória celebra 36 anos de MS

Compartilhe:

O Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Cultura do governo do Estado, realiza nos dias 24 e 25 de outubro (quinta e sexta), Mundo Novo e Naviraí, o ciclo de palestras do projeto Caravana da Memória, cujo objetivo é orientar nos municípios do interior políticas públicas voltadas para a valorização e a divulgação da história, da literatura e do patrimônio sul-mato-grosensse.

No dia 24, quinta-feira a Caravana da Memória inicia sua trajetória deste mês deslocando-se para Mundo Novo. A palestra está marcada para às 13h30 no auditório da Câmara Municipal, que fica na Avenida Adjalmo Saldanha, s/n, Centro.

No mesmo dia a Caravana segue rumo ao município de Naviraí, com evento marcado para às 19 horas no auditório da Câmara Municipal, na rua Bataguassu, s/n, Centro.

Seguindo a rota, no dia 25, sexta-feira, a Caravana da Memória instala-se em Ponta Porã, realizando palestra às 14 horas no auditório do Paço Municipal, na Rua Guia Lopes, 663.

A Caravana da Memória é um movimento que busca conscientização e reconhecimento da cultura, da memória, da história e da arte, fazendo uma reflexão sobre os valores e talentos artísticos, históricos e literários existentes no local.

Mundo Novo - A terra situada na fronteira do Brasil com o Paraguai começou a ser desmembrada em 1955 pelo fazendeiro Adjalmo Saldanha, que vendia lotes às famílias de São Paulo interessadas em residir nessa região. Assim começou o desmatamento do lugarejo que passou a ser conhecido por Tapui-Porã.

Com a construção da estrada de Iguatemi às margens do Rio Paraná o povoado começou a prosperar. Com a emancipação política de Iguatemi, em 1964, desmembrado de Amambai, Mundo Novo, eleva-se à categoria de distrito. Em 1970 foram autorizadas as primeiras construções urbanas e no dia 13 de maio de 1976, através da lei n° 3696, é criado o município de Mundo Novo. Atualmente possui, aproximadamente, 20 mil habitantes.

Naviraí é considerado o 5° município do Estado. Foi elevado a município pela lei estadual n° 4944, de 11/11/1963. De acordo com os dados do IBGE, Naviraí possui população estimada em 2012 de 47.899 habitantes.

Antes da Guerra do Paraguai Ponta Porã era parte do país vizinho e habitada por índios Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani. A região era também local de parada de carreteiros que faziam transporte da erva-mate. Em 1900 torna-se distrito de Bela Vista. Em 18 de junho de 1912 foi criado o município de Ponta Porã. No ano seguinte foi instalado o município, tomando posse seu primeiro prefeito, Ponciano de Matos Pereira. Em 1915 o governador de Mato Grosso, Caetano de Albuquerque, eleva o município à categoria de Comarca e toma posse o primeiro juiz de direito, Possidônio de Souza Guimarães.

Serviço: Outras informações do projeto podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura com a profª Iolete pelo telefone 3316-9108 e com o prof. Hildebrando Campestrini no 3384-1654.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS