Palestra | Da Redação/Com Assessoria | 13/09/2013 11h21

FCMS leva palestra sobre cultura e história do projeto Caravana da Memória a Rio Verde

Compartilhe:

O Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Cultura do governo do Estado, realiza no dia 20 de setembro (sexta-feira), em Rio Verde, mais uma apresentação do projeto Caravana da Memória, que leva ciclos de palestras ao interior com o objetivo de orientar políticas públicas voltadas para a valorização e a divulgação da história, da literatura e do patrimônio sul-mato-grosensse.

A palestra está marcada para às 13h30 no auditório da universidade Anhanguera-Uniderp, na Av. Eurico Sebastião Ferreira, s/n. Centro. O ministrante é o prof. Hildebrando Campestrini, que além de professor formado em Letras é pedagogo, historiador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Campestrini defenderá na palestra o tema: Preservação do Patrimônio: Compromisso Social.

A Caravana da Memória é um projeto de ciclos de palestras cujo objetivo é orientar políticas públicas voltadas para ações que desenvolvam a valorização e divulgação da história, da literatura e do patrimônio sul-mato-grossense.

Foram os índios Caiapós os primeiros habitantes das terras que hoje constituem o município de Rio Verde de Mato Grosso do Sul, situado na Região Norte a 196 km de Campo Grande. O termo Mato Grosso foi acrescido por força da legislação que rege o assunto e para evitar confusão com o município de Rio Verde, no estado de Goiás.

Sua economia é baseada na agropecuária e indústrias cerâmicas. Devido ao número e a potencialidade das indústrias, a cidade se destaca como um dos principais pólos cerâmicos industriais da região Centro-Oeste. O município também conta com uma fábrica de chapéus e acessórios.

Rio Verde conta ainda com belíssimas cachoeiras que são aproveitadas pela população e visitantes. Também conta com sítios arqueológicos, trilhas, cavalgadas e rapel que são encontradas na “Fazenda Igrejinha”, que fica na área rural a 18 km da cidade. Também na estrada do Pantanal encontra-se o mirante do “Pindaivão”, uma serra onde esportistas praticam Vôo Livre.

As festas mais importantes e tradicionais da cidade são: “Festa de Maio”, o Carnaval e a Expoverde (exposição agropecuária). Atualmente Rio Verde de Mato Grosso possui aproximadamente 18mil habitantes.

Outras informações do projeto podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura com a profª Iolete pelo telefone 3316-9108 e com o prof. Hildebrando Campestrini no 3384-1654.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS