Palestra | Da Redação/Com Assessoria | 02/11/2013 16h23

Homem que viaja o mundo com mala de livros palestra na Uniarte

Compartilhe:

O promotor de leitura, Maurício Leite, conhecido como 'O homem da mala azul', foi uma das atrações da semana de Artes Visuais da Unigran, a Uniarte. Ele ministrou a palestra “Mala de Leitura – Uma viagem ao mundo dos livros” para professores, educadores e acadêmicos.

Maurício é sul-mato-grossense e já viajou pela África, Europa e Estados Unidos levando uma mala azul com diversos livros com temas infantis. O arte-educador e também diretor teatral cursou o magistério, foi nesse período que começou a trabalhar a leitura. “Aprendi a alfabetizar e sempre gostei de ter livros por perto nesse processo de alfabetização. E esse projeto foi surgindo. Eu já gostava de ler, então acho que só fiz isso virar profissão”.

“O homem da mala azul” brinca dizendo que é um preguiçoso, pois apenas lê as histórias que já estão prontas. “Dá uma ideia que contou, mas na verdade ela foi lida. Eu mostro o livro, mostro a editora, mostro autor que é exatamente a ideia, a preocupação com a formação intelectual da criança. Quero que ela conheça os escritores infantis e os clássicos da literatura”, afirma. Sendo ou não preguiça Maurício tem contagiado crianças do mundo inteiro com suas leituras.

Leite considera importante o incentivo a leitura, mas ele vai além. “Não é apenas porque vai ter conhecimento, porque vai falar melhor ou que você vai escrever melhor. É porque através da leitura você vai conhecer mais as emoções humanas. Os livros falam de tristeza, de alegria, de saudade, de perda, enfim, eu acho que esse é o aspecto mais importante da leitura. É através da história daquele personagem que você tanto amava, no meio da história ela morre e você vai experimentar uma sensação de perda. Acho que a leitura é importante por isso, para te permitir experimentar essas emoções, esse que eu acho que é o grande legado da leitura”, destaca.

A palestra foi didática, o que chamou bastante a atenção do público, principalmente dos educadores como a coordenadora do curso de Pedagogia da Unigran, Elizabete Velter Borges. “A intervenção do professor ressaltou a relevância de fazer um planejamento para trabalhar a leitura. Em um momento de sua palestra, ele argumentou: "quando tenho que estar com vocês, passo o dia planejando, lendo os meus livros e revendo e organizando os materiais". Esta fala foi relevante para mostrar aos alunos que a criança irá se interessar pela aula ou mesmo pelo momento da leitura se sentir que o professor está preparado. Por isso, que a leitura deve e precisa ser planejada, pensada, estudada! Deve ser um momento de atividade devidamente organizado pelo professor”.

A coordenadora ainda ressalta, “a contribuição do professor Mauricio nas atividades de leituras, utilizando materiais diversos, planejamento e profissionalismo, favorece na aprendizagem da criança considerando que a linguagem literária também dá lugar ao debate de ideias, costumes, crenças, possibilitando, deste modo, uma reflexão pela palavra”.

O próprio Maurício Leite revela que acha difícil trabalhar com adultos, sua especialidade são as crianças, é com elas que ele aprende. Mas passar para outras pessoas um pouco de sua atividade é importante. “Realizo essa palestra para que educadores e acadêmicos vejam nesse trabalho uma possibilidade de elas também fazerem isso na carreira delas, de trabalharem com livro e com a leitura. Vitória, vitória, acabou a história”, encerra o homem da mala azul.

A 29ª Uniarte chega hoje no seu último dia, mas as atrações ainda acontecem até no período da noite. Às 9h e às 15h haverá, no pátio da Unigran, o espetáculo “A ideia que muda o mundo” com a direção geral de Carla Ávila e José Parente. No período da noite a partir das 19h30 acontece o “Encontro com o artista”, um bate-papo com o artista plástico sul-mato-grossense Jonir Figueiredo que irá falar sobre sua carreira e sua temporada recente na Alemanha. O encontro será no anfiteatro do bloco I da Instituição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS