Pantanal | Da Redação/Com Midiamax | 01/06/2012 12h06

Pantanal e Cerrado de A a Z: professor lança misto de cartilha, livro e enciclopédia

Compartilhe:

No Dia Mundial de Meio Ambiente, 5 de junho, o professor do curso de Ciências Biológicas da UFMS, Paulo Robson de Souza, lança “Pantanal de A a Z” e “Cerrados de A a Z”. As duas obras são um misto de cartilha, livro de poemas e pequena enciclopédia sobre a porção Sul do Pantanal (Nhecolândia, Miranda-Abobral e do Rio Paraguai) e o bioma Cerrado que se estende pelos planaltos de Maracaju-Campo Grande e Taquari-Itiquira.

Em cada uma das obras há 130 termos abordados sob diferentes níveis de informação, dezenas de referências bibliográficas e conteúdos científicos que interagem com poesias e fotos. “Os livros são especialmente dirigidos a crianças e adultos, alunos e professores envolvidos no processo de alfabetização”, explica Paulo Robson. Segundo ele, além de explorar o significado de palavras familiares às comunidades das regiões, apresenta centenas de curiosidades sobre a fauna, flora, história e geografia. “A intenção é prover meios para que o processo de alfabetização não apenas valorize a cultura e a história, mas confira novos significados à paisagem e favoreça a redescoberta de plantas e animais silvestres que lhe são peculiares”.

De acordo com o professor, para cada letra do alfabeto ele procurou apresentar exemplos representativos da paisagem, da flora, da fauna, de manifestação culturais da região (seres mitológicos, festas, comidas típicas e objetos) e fatos históricos. “Para as letras k, w e y, incorporadas ao nosso alfabeto pelo recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, quando possível, usei exemplos indígenas, com o intuito de divulgar e estimular pesquisas sobre o tema e promover a conservação de línguas ameaçadas”, fala.

Os dois títulos compõem a coleção Sabores do Cerrado e Pantanal, da Editora UFMS. A realização das obras é da UFMS, Ecoa – Ecologia e Ação e do Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado – CEPPEC, com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Serviço – O lançamento dos livros acontecerá às 10 horas, no corredor do CCHS, próximo aos bancos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS