Personalidade | Da redação | 02/12/2018 18h41

Joel Piziini: cineasta premiado em diversos festivais

Compartilhe:

Pesquisador, mestre em cinema pela UFF-RJ, é autor de ensaios documentais premiados internacionalmente.

Pesquisador, mestre em cinema pela UFF-RJ, autor de ensaios documentais premiados internacionalmente, Joel Pizzini conquistou os prêmios de Melhor Filme, Som, Fotografia, Especial do Júri, Montagem, nos Festivais do Rio, Mar Del Plata e Brasília. Na última semana, esteve no Sesc Corumbá para uma sessão especial com exibição de curtas premiados sob sua direção.

Para a televisão, a convite do Canal Brasil, realizou os retratos “Um Homem Só” (2001), “Elogio da Luz” (2003), “Retrato da Terra” (2004), “Helena Zero” (2006), entre outros.

Conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza e Professor da PUC- Rj (pós-graduação em Comunicação) e Faculdade de Artes do Paraná, Pizzini foi artista residente da Unicamp do Arsenal/Fórum da Berlinale, dentro do projeto “Living Archive”.

Trabalhou ainda como Curador da Restauração da obra de Glauber Rocha. Pesquisador de novas linguagens, participou do projeto Artecidade e da Bienal de São Paulo, Mercosul com vídeoinstações e direção de performances.

Dirigiu recentemente o filmensaio “Olho Nú” (sobre Ney Matogrosso), co-produzido pelo Canal Brasil e Paloma Cinematográfica, premiado como melhor filme do Festival In-Edit e FestCine América do Sul e selecionado oficialmente para o Doc Lisboa e Festivais de Havana, Guadalajara, FIPA (Biarritz).

Criou a instalação “Ruído no Branco” a convite da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre (RS) e produziu e dirigiu “Mar de Fogo”, curta experimental selecionado para a competição oficial da Berlinale e Mostra Internacional de São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS