Poesia | Da Assessoria | 12/07/2020 10h26

Escola de Maracaju promove sarau de poesia de forma on-line

Compartilhe:

Como parte das aulas online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), pais e alunos da Escola do Sesi de Maracaju transformaram o ensino remoto em um momento de cultura e descontração durante o sarau “Poesia em Casa”.

Proposto pela professora Ana Cláudia Matos Krul, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a inspiração surgiu a partir do estudo do gênero poesia em que foi proposto aos alunos os grandes autores da literatura brasileira.

Os estudantes tiveram de fazer a leitura dos trechos de alguns poemas aos colegas da sala de aula virtual e também convidaram os familiares como uma forma de interação de todos durante a quarentena motivada pela pandemia.

“A iniciativa não só elevou o gosto pela leitura poética, mas também promoveu uma interação entre aluno e família. O mais legal é que começou com uma brincadeira e virou um compromisso sério para todos os envolvidos”, disse a professora.

Ela completa, cada um dentro do seu isolamento, acabou participando de uma espécie de sarau virtual. “Todos compartilharam os poemas com leveza e de forma suave com o intuito de sensibilizar quem estava do outro lado”, disse.

Pais e alunos aprovaram e elogiaram a iniciativa da professora de oportunizar essa integração durante as aulas remotas. “Adorei o projeto Poesia em Casa, pois minha família pôde participar. Optamos pelo poema No Meio do Caminho, do escritor Carlos Drummond de Andrade, que mostra os obstáculos da vida representados por uma pedra”, contou a aluna Gabriela Gonçalves Trevisol.

“O projeto foi muito legal. Interagimos mais com os colegas e familiares, descobrimos muitas poesias. Todos esses acontecimentos são gratificantes, pois estamos conseguindo quebrar barreiras”, disse a aluna Hayana Zimpel.

Ana Maria Silvério Segranfredo, que é mãe do aluno Murilo Segranfredo, considerou que ouvir e declamar os poemas junto com o filho foi um momento para relaxar durante a quarentena.

“Adoro ler poemas e poesias. É uma forma de escapar da realidade, do estresse diário. É algo relaxante e nos acrescenta muita riqueza cultural em vários aspectos”, declarou Ana Segranfredo, informando que declamou com o filho o poema “Só Tu”, de Fernando Pessoa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS