Poesia | O Estado MS | 05/10/2016 07h17

Livro de poesias ilustradas será lançado amanhã

Compartilhe:

Um livro que mistura poesia e ilustração, o “Poesia não existe ou ensaiodoquenãoédito”, será lançado amanhã (6), às 19h30, no Grupo Casa. Febraro de Oliveira é poeta e ator, já Sarah Caires é ilustradora e artista, e foi a partir da parceria dos dois que nasceu o livro. O lançamento contará com um sarau recheado de intervenções artísticas, como declamação de poesia, música, teatro e exposição de arte, em parceria com o Grupo.

A história começou quando Sarah se propôs a ilustrar algumas frases poéticas de Febraro com seus desenhos, ele topou, então, a ideia de juntar poesia e ilustração cresceu até se transformar no livro. “Inicialmente era para a Sarah fazer só a capa, mas estávamos num projeto tão bonito que perguntei se ela gostaria de fazer o livro em conjunto”, conta Febraro.

Os dois caminhavam sozinhos até esse momento. Febraro seguia como fundador da página do Facebook “P O E T A s t r o”, que em apenas um ano soma mais de 2 milhões de seguidores em todo o país. Já Sarah é a responsável por um estilo artístico único, que já resultou em três exposições.

Nas páginas do livro, textos e desenhos se complementam falando de amor, poesia, beleza, solidão, e toda a complexidade das relações humanas. “Falamos do que acreditamos que é o que realmente importa, nosso trabalho é tentar tocar o coração do outro”, explica o poeta, que chegou a escrever mais de 600 páginas durante os três anos de criação do livro. “Como o livro tem uma carga densa na escrita, a ilustração ameniza toda essa atmosfera. E tudo então se completa. Fiquei dois meses lendo e relendo o livro para que os desenhos surgissem”, completa a artista. No final, uma inversão de papéis: uma frase de Sarah e um desenho de Febraro encerram a obra.

A relação com poesia é quase que intrínseca, para os dois. Febraro conta que sempre viveu com ela, lado a lado. “Sempre pensei que eu precisava falar de arte, precisava falar do que eu acreditava que realmente importava, que era o amor, a arte e a poesia”, conta Febraro. Para Sarah, a poesia se enraizou depois dos 17 anos. “Comecei no desenho e na pintura com essa idade, foi quando decidi fazer o curso de Artes Visuais e lá criei uma poética, trabalhei o traço, o estilo, e saí da faculdade com uma exposição marcada”, explica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS