Premiação | da redação/com Campo Grande News | 13/09/2014 19h20

Museu do Videogame concorre a prêmio do Ministério da Cultura

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Criado em 2010, juntamente com o Campo Grande Game Show, o Museu do Videogame conseguiu esse ano o reconhecimento do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, como o primeiro museu do videogame do país. Isso é fruto do árduo trabalho de seu idealizador, Cleidson Lima, apaixonado por games que decidiu mostrar sua coleção para o público da cidade e que nos próximos meses a mostrará também para o restante do Brasil, já que o museu ganhou caráter itinerante.

Ainda na esteira desse reconhecimento, o Museu do Videogame concorrerá ao prêmio Brasil Criativo, promovido pelo Ministério da Cultura (com realização da rede global ProjectHub), é voltado para empreendedores criativos que impactarem positivamente a vida das pessoas. Esse tipo de reconhecimento é importantíssimo para a cultura gamer nacional, já que em nosso país ainda existe um estigma de que videogame é apenas uma brincadeira de criança.


Ocorre que os games atingiram tamanha intensidade que já foram incorporados à cultura da geração que com ele cresceu. Quem da geração nascida dos anos 70 a 2000, por exemplo, que nunca ouviu falar de Sonic ou Mario? SEGA e Nintendo? São raros os casos. E a ideia do museu é, além da exposição em si, resgatar a história dos videogame, que envolve arte, cultura e diversão.


O Prêmio Brasil Criativo tem a finalidade de identificar, reconhecer, fomentar, apoiar e difundir projetos ou empreendimentos da Economia Criativa Brasileira. O Museu do Videogame Itinerante está concorrendo na categoria Museus. Ao todo são 22 categorias, que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da Economia Criativa brasileira. Moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, e muitas outras atividades fazem parte de 5 campos principais que serão avaliados por um time de 30 especialistas.


O acervo do Museu do Videogame conta com mais de 200 consoles para exposição e outros 30 disponíveis para os visitantes jogarem e relembrarem quatro décadas de evolução dos videogames. Nos quatro anos que está em funcionamento, o museu já recebeu cerca de 450 mil visitantes. Só na última apresentação, ocorrida no Shopping Bosque dos Ipês neste ano, foram 162 mil visitantes em 16 dias. O evento conta com parcerias fortes como Playstation, Intel, Oi, Kingston e Ubisoft, parcerias estas que tornam possível a gratuidade do evento para o público.


Em 2015 o Museu percorrerá vários estados do Brasil. Já estão confirmadas exposições em shoppings de Recipe/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Araxá/MG, Pelotas/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, entre outras.


Para saber mais detalhes sobre o Prêmio Brasil Criativo, acesse o site.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS