Projetos | Com CG Notícias | 11/04/2020 06h17

Alunos da Reme criam telejornal com foco no coronavírus

Compartilhe:

Com o objetivo de informar sobre o Coronavírus, alunos, pais, professores, coordenação e direção da Escola Municipal “Consulesa Margarida Maksoud Trad”, participaram da criação de uma edição especial do “Jornal Consulesa”, lançado nesta segunda-feira (6), no canal oficial da unidade escolar no Youtube e também Facebook da escola.

O projeto surgiu no ano passado após a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Prevfogo, promoverem o concurso “Conhecendo o Fogo Bom e evitando o Fogo Mau”, para da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Na ocasião surgiu a ideia em conjunto de criar o “Jornal Consulesa”, que teve como projeto piloto o tema sobre as queimadas. Sob a condução do professor de Geografia, Thiago da Silva Melo, e da coordenadora Creuza Mathias, o telejornal ganhou sua segunda edição.

A edição especial foi elaborada de maneira digital devido à suspensão de aulas na Reme, onde por meio de aplicativos, os alunos se comunicaram e produziram o material através de um grupo criado no Instagram. A equipe foi formada por doze alunos, sendo dois apresentadores, três editores, quatro produtores de pauta e três arte-finalistas. A edição conta com sete minutos e meio e cada aluno desenvolveu uma tarefa.

“O objetivo é trazer instruções de como prevenir o contágio do Covid-19, os decretos municipais de fechamento do comércio, a quarentena, além de abordar a suspensão das aulas e a distribuição do kit merenda pela Prefeitura. O jornal ainda oferece dicas de cursos e leituras online para este momento em que os alunos se encontram em casa e sem aulas”, ressaltou o professor Thiago.

Para a aluna Izabelly Vedovato, o projeto foi importante pelo fato de estimular a pesquisa e o desenvolvimento por parte dos alunos “Com o telejornal nós vamos nos desenvolvendo naquilo que gostamos e levamos informação para as pessoas. No futuro podemos até ser um profissional da área”, pontuou.

Expectativa

A coordenadora Creuza Mathias ressaltou que o objetivo é fazer com que as pessoas assistam, se informem e façam a sua parte para que o Covid-19 seja combatido. A ideia da equipe é realizar mais uma edição do telejornal com alunos do 7º ao 9º ano, levando informação a partir do ambiente escolar e levantando temas de modo geral.

A psicopedagoga Tatiane Castro participou do jornal recomendando vídeos educativos para os alunos, entre eles o “Palavra Cantada”, “O Fafá Conta”, “Manual do Mundo” e do canal do Youtube da professora Flávia Calina.

Os pais também auxiliaram na produção, ajudando nas pesquisas e gravações. Ps links para conferir o telejornal são https://www.youtube.com/watch?v=MhXi7UDHfvc&feature=youtu.be e https://m.facebook.com/EMCMMT2000

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS