Projetos | Da Assessoria | 29/07/2020 09h47

Alunos do Sesi participam de bate-papo virtual com jornalista

Compartilhe:

Como parte das aulas online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), a Escola do Sesi de Três Lagoas convidou a jornalista Daniela Galli, repórter e produtora da SRCTV, da cidade vizinha Andradina (SP), e ex-editora da Revista Rara Gente, uma das mais tradicionais de Três Lagoas (MS), para participar de um bate-papo virtual com os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio.

A atividade buscou esclarecer aos alunos o que é necessário para a produção de uma revista e para garantir que eles conseguissem criar o produto final de uma das experiências da jornada estudantil que estão atuando. A necessidade do bate-papo com a jornalista surgiu durante a reunião de planejamento pedagógico com os professores do Novo Ensino Médio.

Na ocasião, foi discutido o que deveria ser feito para garantir que os estudantes conseguissem criar o produto final de uma das experiências da jornada estudantil que estão atuando. O novo modelo de Ensino Médio, adotado pela instituição desde o início de 2020, conta com jornadas inter e transdisciplinares que reúnem as quatro grandes áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

Essas são divididas em experiências, as quais são repletas de atividades com o foco em interligar tudo o que aprendem em cada disciplina de uma maneira que possam vivenciar o conjunto. Por se tratar de uma jornada com o foco na investigação, os alunos atuam como verdadeiros pesquisadores, sendo que o texto da experiência sugere que eles se sintam como infiltrados de uma grande agência de espiões internacionais.

Por isso, a necessidade de registrar os fatos descobertos, sendo uma revista, o meio escolhido pelo conjunto de docentes na criação do projeto. O encontro durou uma aula e, por se tratar de um momento de isolamento social, ocorreu via TEAMS, da Microsoft, uma plataforma de estudos utilizada pelas escolas da Rede de Ensino do Sesi no Estado. A convidada Daniela Galli respondeu a uma série de perguntas e esclareceu todas as dúvidas, desde o processo de criação da revista até informações sobre a vida profissional da entrevistada.

“Eu penso que a experiência do bate-papo virtual serviu para a gente agradecer ainda mais pela presença da tecnologia na nossa vida. Porque não teria como esse encontro acontecer de outra forma nesta época de quarentena. Falante que eu sou e apaixonada pela profissão de jornalista, gostei muito de poder levar aos alunos um pouco mais de conhecimento sobre os veículos de comunicação, para os quais eu já trabalhei”, disse Daniela Galli.

Para o professor Max Souza, que leciona a disciplina de Língua Inglesa, o bate-papo virtual foi crucial para que os alunos pudessem criar a revista. “Ter alguém que esteve à frente de grandes veículos de comunicação como Daniela Galli, como editora de uma das mais importantes publicações impressas da Região do Bolsão, foi enriquecedor para eles. Creio que esta oportunidade irá aguçar os esforços e garantirá que os estudantes tenham êxito neste produto, bem como tem ocorrido nos demais projetos”, analisou.

A aluna Geovanna Fernandes de Mattos acrescenta que o professor propôs uma atividade em que os estudantes tivessem de criar uma revista sobre diversos assuntos estudados em sala de aula. “Como não temos experiência nesse ramo, ele planejou uma entrevista com uma especialista no assunto, a jornalista Daniela Galli. Nessa entrevista, tiramos diversas dúvidas e recebemos algumas dicas, além de ter sido muito divertido. Desse modo, já temos algumas ideias de como começar a produção dessa revista”, ressaltou.

“Em nossa webaula, a jornalista Daniela Galli respondeu a algumas perguntas realizadas por nós a respeito da produção de uma revista e as variáveis para a sua elaboração, agregando um conhecimento maior a todos. De início Daniela se apresentou e contou um pouco sobre sua vida profissional, posteriormente introduziu em questões direcionadas à área em que atua, pautando a maneira como tudo é organizado e as tarefas a serem realizadas”, pontuou a aluna Ana Julia Aguiar Ferreira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS