Projetos | Com Agepen | 25/03/2020 09h29

Brinquedos feitos por detentos levam aprendizado lúdico às crianças

Compartilhe:

Brinquedos de madeira e crochê, produzidos por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande irão dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas para os 215 alunos da EMEI “Professora Elenir Zanqueta Molina”, no bairro Nascente do Segredo. É a sétima unidade educacional da Capital beneficiada pela iniciativa.

As 30 peças foram confeccionadas por meio do projeto “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos”, parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, falou sobre o papel social que o projeto representa para os detentos. “Essa parceria é muito importante, pois nós podemos levar para as pessoas que estão dentro do presídio, a oportunidade de fazerem uma boa ação para a sociedade. Lembrando que aqui está o futuro de um país, por isso apoiamos projetos como esses que beneficiam diretamente as crianças”, afirmou destacando o projeto que confecciona parques de pneus para as instituições infantis de ensino.

Com apoio da direção do presídio e equipe de servidores, o projeto “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos” consiste em associar o trabalho filantrópico ao de reinserção de custodiados da Máxima, pois leva ocupação produtiva e novos valores pessoais aos detentos. A iniciativa foi idealizada pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva e o técnico da Semed, Felipe Augusto da Costa.

A gerente da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, Isabel Correa, falou sobre a importância de unir a brincadeira e o pedagógico. “Nós sabemos o quanto é importante para o desenvolvimento dos alunos, lembrando que os brinquedos são da Emei e depois estarão na brinquedoteca para que todas as crianças façam uso”, afirmou.

A diretora da unidade, Juliana Ferreira de Souza, disse que os brinquedos despertaram a atenção das crianças, já que retratam personagens do universo infantil. “Elas ficaram encantadas pois os brinquedos têm personagens que eles conhecem, facilitando o pedagógico”, frisou.

Mãe dos gêmeos Gael e Miguel de apenas um ano, Kênia da Silva Gonçalves garante que a ação é de suma importância e os brinquedos de muita qualidade. “O artesanato tem um valor alto e muita delicadeza, tenho certeza que os meninos vão amar brincar com os bonecos, que são todos bem coloridos”, revelou.

Além das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis), este projeto também já realizou diversas doações a associações filantrópicas que prestam assistência a crianças carentes, levando diversão e aprendizado aos pequenos. A iniciativa integra outro projeto da Agepen, o “Além dos Muros”, que fornece a instituições sociais brinquedos e outros produtos feitos dentro de presídios.

Desde o início do projeto, em 2017, 1,6 mil alunos de escolas municipais infantis já foram contemplados com os brinquedos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS