Projetos | FCMS | 23/11/2020 08h17

Encontro do Proler supera cinco vezes número de inscritos da edição anterior

Compartilhe:

Totalmente online e com o tema “Ler, ver e ouvir literatura hoje”, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) 2020, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul terminou no último dia 13 de novembro com 1504 inscritos, maior número que o do ano passado que foi de 273 de acordo com a coordenadora do evento do Núcleo do Livro, Literatura e Leitura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Melly Fátima Goes Sena.

A adaptação para a forma totalmente online, também “bombou” o Proler 2020. Só no Youtube, a 21ª edição do Proler divulgada no canal da FCMS, contou com uma média de 1430 visualizações por vídeo, sendo que a menor visualização foi 600, a maior 2000, totalizando 47.199.

Destinado à capacitação de mediadores de leitura e gestores públicos para a área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, o programa foi realizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de MS composto pela Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos”, do Horto Florestal; da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, o Proler contou com as parcerias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Articulada com outras expressões culturais, com materiais escritos, novos espaços de leitura, e integração das práticas de leitura educacionais dentro e fora da escola, o programa levou aos inscritos de todo o país uma seleta programação englobando temas como a contação de histórias em suas diversas modalidades, literaturas africanas, a poesia no rap, Leitura e Educação, Movimentos de Vanguardas, Machado de Assis entre outros. Ao todo, foram contabilizadas 13 palestras, 8 oficinas, 8 minicursos, 2 encontros, 1 conferência gravada, 1 sarau, 5 contações de história e 33 lives entre 29 de outubro e 13 de novembro, direcionado a professores, acadêmicos, bibliotecários, leitores, gestores públicos e todos aqueles que se interessam por Literatura

Para o Professor do curso de Letras da UFMS, o Dr. Dário Ferreira Sousa Neto, o evento foi gratificante e colaborou, sobretudo, para que os educadores pensassem formas de trabalhar a leitura despertando o interesse nos alunos que poderão tornar-se futuros leitores praticantes. “São essas professoras e professores que, dentro de todas as dificuldades do trabalho, buscam alternativas e meios para incentivar a leitura”, afirmou Dário.

Além de Neto, a 21ª edição do Proler contou com a participação de pesquisadores renomados na área de Letras e Literatura como Ana Cléia Dias, Angela Guida, Carina Marques Duarte, Carolina Barbosa Lima dos Santos, Cristiane Rodrigues, Danglei de Castro Pereira, Geovana Quinalha, João Claudio Arendt, Dr. José Hélder Pinheiro e a Dra. Vima Lia. Todos unidos à FCMS para contribuir com a ampliação do direito à literatura e a leitura, por meio do fomento às condições de acesso a práticas de leitura e literatura.

Além da playlist do Proler 2020 você pode acessar outros conteúdos da FCMS no canal do Youtube. Para saber sobre as ações da FCMS acesse o nosso site fundacaodecultura.ms.gov.br, e siga, também, nossas redes sociais do Instagram e Facebook.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS