Sesc | Da redação | 17/09/2018 07h28

Com poesia, contações de histórias e Café Literário, Sesc Corumbá participa da “Primavera dos Museus”

Compartilhe:

O Sesc Corumbá terá programação cultural especial para “Primavera dos Museus”, evento realizado em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e que na Cidade Branca ocupa a Casa de Dr. Gabi. As ações são todas gratuitas e abertas ao público em geral e têm como objetivo central fomentar e promulgar o patrimônio Cultural.

De 17 a 22 de setembro haverá a instalação poética Poltronas de Manoel de Barros, que poderão ser visitadas de segunda a sábado das 13h às 18 horas.

No sábado, 22, contação da história “Dom Quixote de la Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis”, por Jusley Sousa. A ação começa às 17h30, levando o público a conhecer o universo de Dom Quixote de la Mancha, o fidalgo errante e seu fiel escudeiro Sancho Pança no espaço em que as referências ao cavaleiro da triste figura estão por todo canto.

Após a contação, às 19h30, haverá Café Literário sobre “O direito de narrar como possibilidade de preservação da memória indígena”, com participação de Rosana Zanelatto. Doutora em Letras, Rosana já participou da banca julgadora do prêmio Guavira e do Prêmio Sesc de Literatura e é professora titular da UFMS (Campo Grande). Sua atuação tem ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ficção e História, Literatura Portuguesa, Violência e Horror.

Sobre a Primavera dos Museus – A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. A proposta é que estes sejam reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Sobre a Casa de Dr. Gabi – A residência, de estilo eclético, localizada na esquina das ruas XV de Novembro e Cuiabá, na área central, foi entregue revitalizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, em junho de 2016. A intervenção contou com o apoio de empresários e profissionais liberais da cidade e teve orientação da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico.

O imóvel, concebido em 1940, permaneceu fechado desde a morte do proprietário, em 1988. Gabriel Vandoni de Barros foi personalidade corumbaense que se destacou em vários campos de atuação: advogado, jornalista, escritor, político, pecuarista, benfeitor da cultura pantaneira e da educação das crianças.

Serviço – O Sesc Corumbá fica na rua 13 de junho, 1703 – Centro. Informações pelo telefone (67) 3232-3130. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS