Sesc | Com Sesc | 08/10/2019 17h02

Sesc Cultura sedia 5º Encontro da Rede Estadual de Leitura Inclusiva

Compartilhe:

Nos dias 15 e 16 de outubro o Sesc Cultura irá sediar o 5º Encontro Estadual da Rede de Leitura Inclusiva – GT/MS, realizado pelo Centro de apoio pedagógico ao deficiente visual (CAP/DV) e o Instituto Sul-Mato-Grossense para cegos (ISMAC) que integram o GT/MS. O Sesc MS, que é apoiador, preparou uma intensa programação acessível nas áreas de literatura, música, cinema e teatro. O 5º Encontro Estadual da Rede de Leitura Inclusiva – GT/MS, além de comemorar o centenário de Dorina Nowill, quer que mais instituições se integrem ao grupo de trabalho.

Na terça-feira, 15, às 18 horas, haverá Leitura através da arte e visita à exposição Alvorada e Confronto, do artista visual Evandro Prado. Às 18h30 a abertura oficial com Representantes da Rede de Leitura Inclusiva GT/MS. Às 19h a roda de conversas: O empoderamento da mulher com deficiência visual, tendo como convidadas Rita de Cássia Fuentes Luz Suenaga – Presidente da Comissão do Direito das pessoas com deficiência e Monica Luz, co-autora do livro Muito além da visão: narrativas de pessoas com deficiência visual, editora Siano 2019.

Às 20 horas será encenado no átrio o Espetáculo teatral Meu Seridó, com intérprete em Libras e Audiodescrição. A peça tem classificação 12 anos e traz o sertão do Rio Grande do Norte até o público, um passeio imaginário e delirante por este lugar arcaico e mítico. Um território nostálgico de arengas e amores. Universal ao falar da própria aldeia, Meu Seridó versa, acima de tudo, sobre o mais atual (e eterno) dos temas. Trata da relação do Homem com a Terra – que neste começo de milênio chega a um grave impasse. Tudo, é claro, com muito humor, música e boas doses de reflexão.

Na quarta-feira, 16, às 14h30 haverá a Roda de conversas: leitura, Cultura, Arte: caminhos e desafios para uma prática inclusiva, com Perla Assunção – representante da Fundação Dorina Nowill SP, Professor Dr. Volmir Cardoso Pereira (UEMS) e a professora Pós-doutora Rosana Zanelatto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Às 16h, a apresentação Literomusical em Audiodescrição, intérprete em Libras – Das brincadeiras populares do Nordeste, com o músico, cantor, escritor e brincante das culturas populares nordestinas Jonas Guedes. A proposta da apresentação é através da poesia e dos batuques, fazer com que os espectadores sintam e percebam com leveza, os sons apresentados, um misto da literatura popular com os batuques quilombolas, uma apresentação Literomusical.

Às 16h50 tem Cinema – Com recursos de acessibilidade (Audiodescrição e Libras) Filme “Com amor Van Gogh” (1h 36 min.) dirigido por Dorota Kobiela, Hugh Welchman, Reino Unido, Polônia (2017).

Às 19 horas o bate-papo e lançamento do livro: Acessibilidade às edificações do patrimônio cultural tombado na esfera estadual em Campo Grande/MS, de Waldete de Paula Salineiro, que é arquiteta e mestre em Desenvolvimento Local (UCDB) e Maria Augusta de Castilho, historiadora, pós-doutora em Linguísitica pela (USP).

Sobre a Rede – Criada e estimulada pela Fundação Dorina Nowill (SP), a Rede de Leitura Inclusiva conta com grupos de trabalho em todos os estados do país, onde participam representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, na articulação de uma agenda coletiva e individual de ações, que colaborem com a inclusão de pessoas com deficiência por meio da leitura, ou de modo geral, grupos de pessoas que vivem na exclusão do acesso ao livro e a literatura.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. O funcionamento é de terça-feira a sábado das 13h às 21h30 e da Central de relacionamento: 13h às 17h30 e das 19h às 21h30. A Biblioteca atende das 13h às 21h30 e a Galeria de Arte fica aberta das 13h às 21h30. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS