Edital | Jeozadaque | 14/05/2011 18h58

MIS de MS integra a 9° Semana Nacional de Museus com eventos culturais gratuitos

Compartilhe:

Em comemoração à 9° Semana Nacional de Museus, promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Museu e Memória”, o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição vinculada à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), oferece intensa programação de 16 a 20 de maio, simultaneamente com instituições museológicas de todo o país. Para esta edição, o MIS apresentará a MS Mostra Regional de Videodança e abrirá espaço para discussão, reflexão e compartilhamento de experiências e resultados obtidos em ações na área da museologia sul- mato-grossense.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Democrático, o evento conta com a adesão dos museus e outros lugares de memórias, como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais, galerias, entre outros. Em 2011, participam do evento 1.006 instituições, que promovem cerca de 3.080 eventos em mais de 500 cidades de todo o país.

A coordenadora do Sistema Estadual de Museus de MS, Neusa Narico Arashiro, ressalta a relevância do Estado em integrar o evento há alguns anos: "Mato Grosso do Sul, ao participar da 9ª Semana Nacional de Museus, por meio do Sistema Estadual de Museus, contribui para que as ações museais sejam ponto de reflexão e avanços para uma política pública consistente, em que a nossa memória histórica e cultural seja arejada e promotora de uma cidadania mais participativa”.

Para o coordenador do MIS, Rodolfo Ikeda, esses dados reforçam a capacidade de mobilização e de atuação do campo museal brasileiro frente a temas da contemporaneidade que se apresentam: “A Semana de Museus é celebrada anualmente por dezenas de países e é o maior evento, em âmbito mundial. A iniciativa tem sido responsável pelo aumento de visitação nas instituições museais de todos os países. Assim, é uma honra para o nosso Estado sediar este evento que ocorre em consonância com o mundo todo, de forma a promovermos o acesso a cultura de nosso Estado”.

Mato Grosso do Sul participa deste evento por meio da Rede de Cooperação Museológica de Mato Grosso do Sul (RECOMUS - MS), o mais novo instrumento de articulação para o fortalecimento de ações na área da museologia sul-mato-grossense, atuando para proporcionar a integração e o desenvolvimento de atividades conjuntas de preservação e comunicação, promovendo encontros para refletir sobre a práxis profissional, possibilitando uma maior aproximação entre os agentes envolvidos em atividades específicas nos museus de Mato Grosso do Sul.

A rede é formada pelas instituições museológicas em atividade em Mato Grosso do Sul: Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul - MIS; Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco - MCDB; Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MUARQ; Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul - MARCO; Museu José Antônio Pereira e o Museu de História do Pantanal - MUPHAN.

Para a diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Eneida Braga Rocha de Lemos, a Semana Nacional de Museus é uma clara demonstração da potência, da atuação e do desenvolvimento do campo museal no Brasil, destacando a importância dos museus como fenômenos sociais contemporâneos. “Esta atividade tem oportunizado aos museus brasileiros uma participação que envolve cada vez mais o conjunto da sociedade brasileira, por meio da difusão massiva de seus eventos, ampliação de suas ações e democratização do acesso aos espaços museais em território nacional”, reconhece ela.

Confira a programação:

16 de maio – 19h30 - Lançamento da Videodança “ME=MORAR: O corpo em casa”;

16 a 20 de maio – MS Mostra Regional de Videodança; com o objetivo de inserir no cenário regional e nacional, a manifestação artística da videodança produzida por artistas sul-mato-grossenses. Através da relação corpo e vídeo, a exposição promoverá o intercâmbio entre tecnologia, produção e pesquisa, estimulando a circulação e o escoamento desses trabalhos.

Terça/ Quarta/ Quinta: 13h30 às 17h30 - Sexta-feira: das 13h30 às 22h

18 de maio – 14h00 - II Encontro da RECOMUS – Rede de Cooperação Museológica de Mato Grosso do Sul (RECOMUS - MS)

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som/Memorial da Cultura e Cidadania/Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, centro, Campo Grande, MS.

Mais informações pelo fone 67 3316 9178 ou pelo email mis.de.ms@gmail.com

A programação completa da 9° Semana Nacional de Museus em sua cidade pode ser vista em www.museus.gov.br

Da Redação

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS