Show | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 30/07/2012 15h14

Choro Opus Trio realiza show de lançamento de álbum no Centro Cultural

Compartilhe:

A Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no próximo sábado (4), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o show de lançamento do CD “Descendo Sarrafo”, do grupo Choro Opus Trio. A entrada é franca.
 
O projeto, contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal traz uma coletânea do compositor Amintas José da Costa, Sarrafo, cujas obras foram apreendidas na época da ditadura militar no Brasil.

Formado por Eduardo Martinelli (violões), Ivan Cruz (bandolim) e Philip Andara (flauta), o Choro Opus Trio desenvolve um trabalho de resgate e registro do choro, pesquisando e interpretando as composições de Sarrafo que completou 93 anos em 2012.
 
O compositor e saxofonista conviveu com grandes nomes da música brasileira como Pixinguinha e Guerra Peixe e trabalhou em cassinos, rádios e posteriormente na televisão, veículos que à época tinham orquestras próprias. Um pouco dessa história está em faixa bônus da gravação narrada pelo próprio autor, além de casos peculiares descritos no encarte do CD como a passagem de Sarrafo pela Força Pública de Alagoas, quando viu a cabeça do cangaceiro Lampião em uma salva de prata e o fato de não ter ido aos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial por ser músico e estar ajudando na formação de novas tropas.

Com arranjos elaborados para diversas formações instrumentais criados a partir das partituras originais, o CD tem a participação de convidados como o Quarteto Toccata (violões), a flautista suíça e pesquisadora da música brasileira, Myrian Dickinson, do bandolinista português, Norberto Cruz, da Filarmônica Jovem do Pantanal, dos violonistas Plínio Fernandes e Carlos Alfeu, do violinista Newton Reis e do próprio compositor, que acompanhou a produção e participa do lançamento da obra.
 
O lançamento terá a participação especial do Coro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS), das crianças da Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran, preparados pela professora Cinara Baccilli.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS