Teatro | Da redação | 22/08/2018 09h37

Espetáculo “Eu, Lídia” propõe mergulho no universo da artista

Compartilhe:

De 21 de agosto a 01 de setembro, o Sesc Morada dos Baís terá 9 apresentações do espetáculo de dança “Eu, Lídia”, criado a partir de uma residência artística para a comemoração do Centenário da Morada dos Baís e que promove um verdadeiro mergulho no universo de Lídia Baís, personagem icônica que se destacou por suas pinturas e personalidade.

A dança instalação teve início em novembro de 2017, o coreógrafo Marcos Mattos explica que a criação passou por quatro etapas. Na primeira delas, foi realizada a pesquisa bibliográfica para conhecer o universo da Morada dos Baís, o processo histórico e o que representa para a cidade, enquanto cultura e memória. Ao mesmo tempo, foi feita a pesquisa bibliográfica sobre Lídia, sua história de vida, obra lugares que percorreu e personalidade. “Depois entrevistamos familiares, artistas e pesquisadores, foram várias personalidades desde professores das artes plásticas, familiares como sobrinhos e amigos e artistas que conviveram com a Lídia, material de apoio para construção do espetáculo”.

Em seguida, teve início a investigação e criação de movimento, partindo da metodologia da assemblage uma técnica que reúne várias informações dentro do mesmo ambiente, informações que não são iguais mas que conversam entre si e criam um sentido para a obra. “Estando dentro da casa, esse trabalho tem o formato de um site specific, o lugar nos dá suporte tanto arquitetônico e de memória para um trabalho para essa estrutura. E o nome ficou ‘Eu, Lídia’, porque é o atravessamento do que é nosso e o que é dela e em que momento essas coisas se cruzam. São quatro mulheres, casa dos 20, 30, 40 e 50, com experiências de vida muito distintas”. A última etapa consiste das escolhas dramatúrgicas, como finalização de luz e figurino.

Lídia é interpretada pelas atrizes e criadoras Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Jackeline Mourão e Roberta Siqueira, da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia.

As apresentações serão nos dias: 21 às 20h30, 22 e 23 às 19h30; 28, 29, 30, 31 às 19h30; 1º. de setembro às 16h30 e às 19h30. Cada sessão é limitada 30 expectadores. Distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.

No dia 25 de agosto, das 9h às 13h e das 14h 18h, no Sesc Cultura, haverá o Workshop sobre o processo criativo espetáculo de dança Eu Lídia, com Ariane Nogueira, Jackeline Mourão, Franciella Cavalheri. Será momento de compartilhar os cadernos criativos, referências para composição e relatos de experiências. As intérpretes-criadoras serão as ministrantes com o intuito de também compartilhar a experiência pessoal, parte importante do processo de criação. A oficina é voltada a maiores de 18 anos de idade e oferecerá 15 vagas.

Serviço – O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Já o Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS