Teatro | Da redação | 26/09/2018 09h49

​FIT traz reflexão social nesta quarta no Teatro Municipal

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 26 de setembro, o Festival Internacional de Teatro (FIT) vai trazer a Dourados a companhia do Abração, do Paraná, que apresentará o espetáculo 'O espetáculo Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone' que traz à tona a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, as diferentes formas de participação na história, assim como opressões vividas e um resgate da memória daquelas que se sacrificaram por direitos igualitários e humanos. A apresentação será às 20h, no Teatro Municipal, com classificação 14 anos. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

A peça estreou em novembro de 2016, no ano comemorativo dos 15 anos da Cia. do Abração e conta com a assinatura de dois artistas ícones da cena teatral paranaense: o dramaturgo Edson Bueno e a diretora Letícia Guimarães. A temporada de apresentações iniciou dia 08 de novembro, direcionadas a escolas públicas, e permaneceu em cartaz até dia 04 de dezembro de 2016.

O espetáculo aborda questionamentos sobre a liberdade, o senso de justiça, o conservadorismo e o patriotismo, onde em apenas uma noite, a representação de um país é traçado pelas mãos de três mulheres, num lugar onde todxs são Maria/Simone.

Sinopse

O espetáculo narra uma passagem fictícia, em plena ditadura militar, nos anos 70. Em uma pequena cidade do interior brasileiro, três mulheres simples recebem uma estranha encomenda do quartel militar: costurar e bordar uma bandeira brasileira para ser exibida na parada do dia seguinte. A encomenda tem caráter de urgência: elas têm apenas uma madrugada para executar o serviço. A bandeira deverá ser entregue logo pela manhã do dia seguinte. O trabalho de fazer a bandeira se torna um fio condutor, um elemento de ligação e mediação de representações simbólicas, e que permite emergir a discussão dos fundamentos das relações sociais e de gênero. Assim, a história busca abordar o imaginário coletivo humano, as contradições manifestadas na bandeira, que simboliza um território de pertencimento/despertencimento comum e contraditório, mediado e interligado pelo coser daquelas mãos de Maria e entoados pelas vozes de Simone.

Ficha Técnica

Direção: Letícia Guimarães; Dramaturgia: Edson Bueno; Cenografia e Iluminação: Blas Torres; Figurinos: Aldice Lopes; Sonoplastia, Composição e Direção Musical: Karla Izidro; Elenco: Juliana Cordeiro, Kamila Ferrazzi e Kassandra Speltri

O 9º FIT

O FIT acontece até o dia 30 de setembro. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Coordenadoria de Cultura da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). Também serão vendidos nos dias de cada espetáculo, uma hora antes do início. As apresentações que acontecem na Praça Antônio João e no Parque dos Ipês são gratuitas.

Acompanhe as novidades e acesse a programação pelo site oficial do Festival: https://www.fitdourados.com/
O Festival Internacional de Teatro de Dourados é realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Mais informações pelo telefone (67) 3410-2872 / 2874.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS