Teatro | Com Prefeitura de Dourados | 02/12/2022 10h00

Grupo teatral de Dourados participa de festival nacional no interior de SP

Compartilhe:

O Grupo Produções XIII de Dourados foi selecionado, entre mais de 50 inscritos, para participar do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), no interior de São Paulo. Os artistas douradenses levam ao evento, no próximo domingo (4), o espetáculo “DES-CALÇO”, um monólogo sobre avós, terra e luto.

A estreia da peça aconteceu na “Toca do Saci”, no bairro Estrela Porã e, desde então, o grupo já se apresentou em vários lugares do município, além de Aral Moreira e Campo Grande. Para as apresentações, o Produções XIII contou com recursos do FIC (Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural), da Prefeitura de Dourados, e da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal.

A peça narra a história de luta pelo direito à terra contada por meio da voz de mais uma mulher brasileira. O trabalho retrata a relação de Raquel e Maria Benedita, sua avó, que buscou a possibilidade de mudar sua história e a de toda família através da busca de um “pedaço de chão”.

Sobre uma lona azul, cheia de terra vermelha, a atriz relembra fatos contados pelos avós, momentos vividos e a trajetória de dona Maria Benedita, que atravessa Mato Grosso do Sul, analfabeta e do campo, que com muita fé nunca desistiu do sonho e, durante, a maior parte da vida participou de movimentos junto ao movimento que reivindicavam o direito sonhado.

“Carrego aqui muita coisa do que minha avó viveu e foi. Uma mulher grande representatividade da realidade de muitos trabalhadores do campo que como ela também sonham em viver da terra e mudar o futuro de suas famílias. Por meio da encenação carrego o peso de várias Marias que batalham diariamente pelo seu pedaço de terra”, comenta a atriz do espetáculo, Raquel Stainer.

Para a apresentação em Piracicaba, o grupo faz uma campanha solidária para custear a viagem, tendo em vista que o Fentepira contempla os selecionados com uma quantia que só é paga 30 dias após o espetáculo. Os artistas pedem a quem possa contribuir com o projeto participe do pix solidário com qualquer valor

Chave PIX: trezeproducoes13@gmail.com

Mais informações podem ser obtidas diretamente nos perfil do Instagram @des_calco e @producoes.13, ou pelo telefone (67) 99342-2358.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS