Teatro | Da redação | 12/02/2019 08h29

Gustavo Borges usa “teatro aquático” para unir comunidade e alunos

Compartilhe:

Uma princesa precisa ser resgatada de um terrível tubarão dentro da piscina da Escola do Sesi de Corumbá. Esse é o enredo do teatro realizado dentro da piscina pelo campeão olímpico de natação Gustavo Borges, que esteve nesta segunda-feira (11/02) na instituição para uma atividade lúdica com os alunos da Metodologia Gustavo Borges, oferecida pelo Sesi nas unidades de Corumbá e de Três Lagoas.

Segundo Gustavo Borges, a dinâmica é uma atividade lúdica que integra os alunos, professores e pais. “Dentro desse teatro, a princesa fica cercada pelo tubarão e vamos convidando diversos heróis da televisão, como Indiana Jones, Superman, Gladiador e até o Bob Esponja, mas o único que consegue vencer o tubarão sou eu”, brincou.

Em seguida, os alunos também foram convidados a participar da dinâmica “Nadando com o Gustavo Borges” e, distribuídos em grupos, apresentaram aos poucos os diferentes tipos de nado. “Quando falamos de educação por meio da natação, estamos falando de um tripé que envolve desenvolvimento cognitivo, motor e comportamental”, reforçou.

Ele acrescenta que, quando se trabalha isso dentro da natação, o aprendizado aquático de aprender a nadar é um objetivo importante. “Porém, há questões comportamentais fundamentais para a construção de bons cidadãos, então dentro do nosso calendário de aula a gente se espelha muito com a escola, trabalhando o indivíduo de maneira ampla, ajudando a família, ajudando a sociedade e desenvolvendo, claro, a parte aquática”, completou.

Na avaliação da gerente do Sesi de Corumbá, Silvana Barros, o evento importante não só para a instituição, mas para toda a comunidade. “É uma forma de incentivar nossos jovens para a importância do esporte e seu papel transformador, mas também de reforçar a preocupação com a saúde. Além disso, o Sesi acredita na metodologia Gustavo Borges e acredita na diferença que ela é capaz de fazer na vida dos nossos alunos. Temos alunos que em poucos meses já conseguiram se destacar em competições aqui da região, então já estamos vendo resultados”, afirmou.

Repercussão

Foi difícil conter a animação entre as crianças ao dividir a mesma piscina com uma referência em natação. Para a aluna Natália Guths, de nove anos, essa é uma oportunidade única. “Eu até agora não estou acreditando que um campeão veio aqui na minha escola nadar com a gente. Eu já tinha visto ele na televisão e nos materiais de divulgação aqui da escola sobre a Metodologia Gustavo Borges, mas nadar com ele é algo incrível”, declarou.

Recém-matriculado na Escola do Sesi de Corumbá, o aluno Victor Assis Silva, 9 anos, elogiou a nova instituição. “Nunca ouvi falar de uma escola que trouxe um campeão para conversar com os alunos. Estou surpreso com o tamanho dele, porque ele é muito alto, mas também com esse momento único de poder nadar com o Gustavo Borges”, disse.

E a excitação não foi exclusividade dos alunos. Pai de um dos alunos da Metodologia Gustavo Borges, o militar da Marinha Luis Gerônimo Costa de Lima foi um dos voluntários do teatro na piscina. “Achei muito legal esse evento porque é um incentivo a mais para as crianças, que se sentem ainda mais motivadas com a natação, mas também é uma oportunidade de nós, pais, estarmos mais presentes na educação de nossos filhos”, destacou

A funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, Paula Moreira, pediu a tarde de folga para assistir a filha, que também é aluna da Metodologia Gustavo Borges. “Acho importante incentivarmos nossos filhos para a prática de um esporte, principalmente a natação aqui em Corumbá, que é uma região que tem rio. Coloquei minha filha assim que o Sesi passou a oferecer, mas estou surpresa com o desempenho dela em poucos meses de aula. Ter hoje a presença do Gustavo Borges aqui na piscina com ela só me dá a certeza de que fiz a escolha certa”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS