"/>
Teatro | Com Arruda Comunicação | 21/11/2023 12h13

Peça de teatro "Groselha" traz inquietações do universo feminino

Compartilhe:

Assédio, machismo, violência, padrões sociais, maternidade, luta por igualdade de direitos. Independente da cor, origem, religião, pensamentos ideológicos, esses são elementos que permeiam a vivência de toda mulher na sociedade. Pautas sociais que ganham o palco através do espetáculo teatral "Groselha", a mais nova encenação da Cia. OFIT, com direção de Nill Amaral.O espetáculo fica em cartaz por três dias no Sesc Cultura, de quarta (22) a sexta-feira (24), às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Sympla. Informações pelo Instagram (@ofitcia).

Com adaptação livre da consagrada peça Medeia, de Eurípedes, o trabalho é um desdobramento do solo apresentado, em setembro deste ano, no projeto Cena Aberta - Encontros Paralelos . "O espetáculo oscila entre a força bruta das marés e a suave intimidade que é entrar no universo feminino como quando alguém compartilha uma receita de café", explica o diretor Nill Amaral.

Para Karine Araújo, atriz que dá vida a personagem, a peça convida o público a repensar temas que são corriqueiros nos noticiários e nas redes sociais, mas, que por diversas vezes, acabam "normalizados" e entorpecidos no subconsciente da sociedade.

"Não é incomum histórias de mulheres que precisam ir contra tudo e todos para serem ouvidas, e muitas vezes elas são invisibilizadas ou marginalizadas. É muito importante colocarmos os holofotes em questões desse tipo e promover discussões sobre a responsabilidade do homem nesses casos e como desconstruir padrões para criar um ambiente social mais saudável para todos".

Groselha é um estudo performativo sobre a condição da mulher e a fluidez de suas identidades em uma sociedade que a reverencia e a restringe simultaneamente, pontua o diretor Nill Amaral. "A peça propõe, poeticamente, um exame das contradições inerentes ao papel tradicionalmente atribuído às mulheres e uma celebração de suas capacidades transformativas. É um espetáculo de teatro que desafia convenções narrativas ao substituir a linearidade por uma estrutura fragmentada que reflete a multiplicidade da experiência feminina", afirma.

Não por acaso, a peça tem a atriz como a única personagem em cena que dá voz e cadência à dramaturgia que tem o mito de Medeia como ponto de partida, mas, que são nos percalços dos problemas da atualidade que a história se revela. Trabalho que deve surpreender até mesmo o público que assistiu a primeira versão do trabalho.

"Aos que já assistiram, o espetáculo foi expandido e acrescentamos novas camadas à personagem. Aos que ainda não viram, é a adaptação de um clássico, mas com o respiro do contemporâneo. Todos estão mais do que convidados a mergulhar conosco nesta força do 'Ser Mulher'", declara a atriz.

A montagem de "Groselha" tem o apoio da Fecomércio MS, por meio do Sesc Cultura. "Parcerias são imprescindíveis para a realização deste trabalho. Pensando que estamos no final do ano, às vésperas das tradicionais festas, montar um trabalho como esse, sem edital, é sempre um desafio. Contudo, também significa manter a equipe em constante movimento e dar continuidade a trajetória da Cia. Afinal, por detrás de todo trabalho da OFIT existe um longo processo de pesquisa textual, figurino, iluminação, elenco".

O espetáculo conta com a direção de Nill Amaral e a atriz Karine Araújo no palco. Nos bastidores há o trabalho de Gil Esper, Rodrigo Bento e Dudu Leite (Iluminação); Nill Amaral, Gil Esper e Karine Araújo, com colaboração de Éder Rodrigues (Dramaturgia); Carlos Anunciato (Preparação de corpo) e Thays Nogueira e Cia Ofit (Produção).

Serviço

Groselha - espetáculo teatral

Sesc Cultura - Av. Afonso Pena, 2270 - centro de Campo Grande

Dias 22, 23 e 24 de novembro - quarta a sexta-feira

Às 19h

Entrada gratuita - ingressos pelo Sympla

(link: https://www.sympla.com.br/sesc-encena---espetaculo-groselha-com-cia-ofit__2215997 )

Classificação: 16 anos

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS