Teatro | Diarionline | 19/03/2018 14h27

Projeto oferece aulas gratuitas de teatro para todas as idades

Compartilhe:

Seguindo para o quarto ano de atividades, o “Teatro Recreativo e Meditativo” está de portas abertas para receber novos integrantes. O projeto, desenvolvido em parceria com a Escola Tenir, faz parte do conjunto de ações do GETT (Grupo de Experimentos e Truques Teatrais), coordenado pelo ator e diretor corumbaense Salim Haqzan.
“Não é formação de atores, é teatro recreativo e meditativo, então tem muita técnica de ioga, meditação, respiração, muitos jogos e brincadeiras para questão de relaxamento mesmo, sair do stress e fazer com o que o corpo saia dessa zona de conforto do dia a dia”, explicou Salim ao Diário Corumbaense sobre o projeto que reúne um público de distintas idades, desde adolescentes até idosos.

Apesar de não ser um curso para formação de atores, Salim atendendo a um pedido dos próprios participantes que, naturalmente, à medida que conhecem mais sobre os jogos teatrais, despertam a curiosidade sobre as técnicas da arte da intepretação, disponibiliza materiais e debates a respeito de métodos de atuação.

“A gente tem uma quantidade de pessoas que seguem desde o primeiro ano e por isso a necessidade de dar uma encorpada nas técnicas do teatro mesmo. A gente sempre para em momentos estabelecidos para discutir métodos teatrais, então eles já conhecem Brecht, o Teatro do Oprimido, técnicas de clown, por exemplo”, destacou.

Além do parceiro financiador do projeto, Haqzan destaca também ações que incentivam a prática da arte teatral como acontece com o Sesc em Corumbá, onde é desenvolvido o projeto Dramaturgias, no qual os integrantes do Teatro Recreativo e Meditativo participam ativamente de oficinas, inclusive, gerando a contratação para uma leitura dramática no ano passado.

“Foi um trabalho de pesquisa ao longo de seis meses e a gente viu essa intercontemporaneidade da falcatrua, do jeitinho político, esquemas, apadrinhamentos políticos quando estudávamos o texto de Martins Pena”, disse ao se referir à peça “Juiz de Paz na Roça”, datada de 1837.

Para 2018, o diretor Salim Haqzan afirmou que pretende colocar os integrantes para interagir mais com a população de Corumbá e já tem um público-alvo em seu planejamento anual, conforme contou a este Diário.

“No final de ano queremos montar um espetáculo beneficente para o Asilo São José, então quem entrar conosco irá integrar esse momento também”, disse. Os encontros são gratuitos e acontecem às 3 e 5ª feiras, das 19h às 20h30, na rua Tenente Benedito Melquíades de Jesus, 700, onde também os interessados podem obter informações mais detalhadas durante a semana no horário das 13h às 21h.

Além do “Teatro Recreativo e Meditativo”, o GETT desenvolve projetos junto ao Hospital Naval em Ladário e o “Musicalizando pelo Teatro” voltado ao público escolar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS