Teatro | com prefeitura de Ribas do Rio Pardo | 06/10/2023 12h59

Ribas do Rio Pardo recebe Companhia de Teatro de Bonecos BuZum

Compartilhe:

A chegada do Mês das Crianças será festejada em Mato Grosso do Sul com apresentações gratuitas da Cia. BuZum! de teatro de bonecos. Este mês especial é dedicado a celebrar a infância, promovendo aprendizado lúdico e momentos de diversão inesquecíveis dentro de um grande e colorido ônibus-teatro na estrada, o BuZum!, que dá vida a bonecos que levam a cultura popular brasileira, ricas histórias e possibilidades a um público infantojuvenil que se diverte aprendendo.

Depois de 12 anos de atividades, a trupe segue, no último trimestre do ano, mais uma programação cheia de diversão, alegria e ludicidade.

Até o final de 2023 estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados do país (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).

Em Mato Grosso do Sul o BuZum! apresenta o espetáculo “Perigo Invisível”, gratuitamente, entre os dias 2 e 6 de outubro, nas cidades de Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da MS Pantanal, Parceira Público-Privada (PPP) da Sanesul e o Grupo Aegea, maior empresa de saneamento do segmento privado do país. Ao todo serão 35 espetáculos gratuitos que mostrarão ao público a importância dos cuidados básicos de higiene, contribuindo para evitar doenças, e que cuidar de si é também cuidar do próximo.

Para Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, seguir mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do país, é uma satisfação e uma alegria muito grande. “O propósito da cia. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de teatro. O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a construção do conhecimento e do aprendizado de forma lúdica”, conta a diretora.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula - As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas que recebem o ônibus-teatro, material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Sobre o espetáculo Perigo Invisível – A história se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais. Os três querem infectar o maior número de crianças possível e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos ou por não escovarem os dentes ou ainda por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Depois de alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.

Ficha Técnica “Perigo Invisível”

Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez

Texto: Cláudia Naum

Direção: Lívia Simardi

Elenco: Lívia Simardi e Rafael Francisco

Trilha sonora: César Maluf

Criação de cenário: Beto Andreetta

Criação e confecção de bonecos: Rosa

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Paloma Alves

Assistente de Produção: Fernanda Rocha

Produção de campo: Aldo Andreetta

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS