Teatro | Da redação | 03/04/2018 07h20

Sesc Encena tem espetáculo de mamulengo e oficinas teatrais em Corumbá

Compartilhe:

De 03 a 07 de abril o Sesc Encena leva ao Sesc Corumbá um circuito de ações voltadas às artes cênicas, ministradas pelo Grupo TIA, de Canoas (RS). As apresentações serão gratuitas e para participar das oficinas será necessário levar um kit de higiene pessoal (02 sabonetes, 01 unidade/bisnaga creme dental e 01 escova de dente), que será revertido ao programa Mesa Brasil Sesc.

No dia 03 de abril, terça-feira, às 19h30, será exibido o filme: “Periferia em Movimento”, seguido de debate com os atores do Grupo TIA. Dia 04, das 14h às 18 horas, a oficina “Teatro Livre Para Crianças”, voltada às crianças que tenham entre 08 e 12 anos. Trata-se de uma combinação equilibrada de trabalho em grupo, desenvolvido num clima de jogo e liberdade, com muitas brincadeiras, jogos teatrais, técnicas musicais e vocais contação de histórias, estimulando a criatividade e a capacidade expressiva das crianças.

Das 17h às 22 horas a oficina “A Poética do Teatro de Rua”, agora para adultos – é preciso ter pelo menos 16 anos para participar. A proposta é explorar a criatividade, ampliar a capacidade expressiva possibilitando ao indivíduo descobrir seus potenciais e alcançar uma melhor compreensão de si mesmo com um reflexo transformador no meio onde vive. O Grupo vai aplicar exercícios e métodos usados na construção do espetáculo Poesia em Movimento e na experiência cenopoética.

No terceiro dia de Sesc Encena, quinta-feira, 05, cortejo do Espetáculo: “Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética” sai às 17h da Escola Ângela Maria Peres. Uma livre adaptação dos poemas de Bertold Brecht e Ray Lima trilha a linha da cenopoesia, nascendo da necessidade que a própria arte contemporânea tem em dialogar e interagir com a inteligência e respeito com o outro e com as mais diversas formas de linguagens. Cinco atores andam pela rua anunciando a sua chegada e apresentando cenas que dialogam com a arquitetura local e transitam entra a realidade e o extraordinário, causando uma sensação de surpresa e quebra de rotina aos transeuntes do local. A peça, em 2011 ganhou o Prêmio Mais Cultura Território de Paz/Ministério da Cultura, em 2012 o PIC – Programa de Incentivo a Cultura de Canoas e em 2017 o Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição da RGE Sul.

Sexta-feira, 06, às 18 horas será apresentado no Sesc Corumbá o espetáculo de mamulengo: “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”, contando as peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro.

E encerrando o circuito de ações, teatro para a criançada no sábado, 07, às 18 horas, no Sesc Corumbá. O espetáculo: “João Jiló” é uma forma divertida de desenvolver a conscientização ambiental, que é abordada utilizando uma linguagem diversificada: atores, bonecos de luva e vara, painéis de imagem e música ao vivo. João Jiló é um personagem que tem uma relação “politicamente incorreta” com a natureza. Certo dia resolve sair para caçar passarinhos. Nesta busca incessante percorre um caminho de diversos obstáculos até que encontra um passarinho encantado que vai ensinar-lhe uma lição. Através de gargalhadas e interatividade os personagens se comunicam com a plateia. Durante o espetáculo as crianças são incentivas a expressar suas opiniões. No final da trama, um momento de reflexão: todos são convidados a criar um mundo sustentável.

Serviço – O Sesc Corumbá fica na rua 13 de junho, 1703 – Centro. Informações pelo telefone (67) 3232-3130. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS