Teatro | Da redação | 26/09/2017 10h11

UEMS/CG: Espetáculo 'Nos Trilhos da Mente' debate Alzheimer

Compartilhe:

Uma parceria entre os cursos de Medicina e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Campo Grande oportunizou a realização do Espetáculo "Nos Trilhos da Mente - o Drama da Família e do Portador de Demência de Alzheimer", que ocorreu no último sábado (23), no Teatro Prosa do Sesc Horto, na capital.

Baseada em texto original de autoria do prof. José Carlos Rosa Pires (Medicina), a obra contou com a direção do prof. Leonardo Arruda Calixto, assistido por Natali Allas (Artes Cênicas) e a participação e atuação de acadêmicos dos cursos envolvidos. O drama emocionou o público presente com a abordagem da Obra.

A peça, que está cadastrada no Sigproj, é um projeto de Extensão da Universidade, e contou com recursos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunicatários (Proec) provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaest). "Tive a felicidade de assistir ao espetáculo e percebi que se trata de um projeto de extensão exemplar, que leva conhecimento e cultura à população, com uma abordagem dramática impecável", disse Márcia Alvarenga, pró-reitora responsável pela Proec.

Márcia ainda ressalta que o Drama foi extremamente importante por abordar o tema da Doença de Alzheimer e suas implicações para a família. "Trata não somente do que é a doença e o comportamento do paciente, mas como os cuidadores familiares ficam sobrecarregados e sem apoio social. A peça retrata a realidade das famílias brasileiras, que na maioria dos casos só tem um(a) cuidador(a) principal que geralmente é a esposa ou filha que precisa se dedicar em tempo integral para assistir o familiar doente", finaliza a pró-reitora.

Autor do Drama, o prof. Dr. José Carlos Rosa Pires avaliou o trabalho coletivo depois da exibição da peça. "O resultado foi excelente. Destaco que as alunos envolvidos fizeram um papel exemplar junto aos estudos científicos. Para uma melhor caracterização e interpretação, os atores visitaram o Asilo São João Bosco e, também, conheceram casas de familiares e portadores de Alzheimer", disse Pires.

O professor do curso de Medicina ainda informa que os acadêmicos participaram de reuniões da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ-MS) e confeccionaram banners e artigos científicos para congressos nacionais recorrendo de várias abordagens sobre o tema.

Ação de Panfletagem

Como parte da ação que integrou o ciclo de ações institucionais da UEMS dentro do Setembro Amarelo, no sábado (23) também foi promovida atividade de conscientização sobre prevenção e combate ao suicídio. Munidos de faixas e panfletos, a comunidade acadêmica abordou as pessoas no centro da cidade, em Campo Grande, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com Rua 14 de Julho, visando incentivar que o assunto seja discutido na sociedade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS