Televisão | Da redação | 10/12/2015 16h32

“Caldeirão de cultura” Show da Terra estreia em 2016 na TVE

Compartilhe:

A grade de programação da TV Educativa vai ganhar, em 2016, um programa de música caipira completo, com os diversos estilos da música sertaneja de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Essa é a proposta do comunicador Guerino Ribolis, popularmente conhecido como Zé Trovão, que traz como proposta a divulgação de todas as manifestações musicais do Estado, começando pela sua cidade Coxim, na região Norte do Estado.

O programa vai ao ar por meio de acordo de cooperação mútua e apoio cultural da Assembleia Legislativa. Nessa quarta-feira, Zé Trovão apresentou o programa piloto ao presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi, e ao diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins. “O programa atende ao papel das emissoras do Estado que, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, está buscando dar visibilidade às potencialidades naturais e culturais de Mato Grosso do Sul, mostrando a sua diversidade e riqueza culturais”, disse Bosco Martins.

Nascido em Rio Verde de Mato Grosso, Zé Trovão adotou Coxim ainda criança e desde então cultua na cidade da célebre canção “Meu Pé de Cetro”, o gosto pelas tradições e costumes sul-matogrossenses, incluindo a culinária pantaneira e os memoriais que remetem ao patrimônio histórico e ecológico do município. Graduado em Letras, Zé Trovão também é cantor e se apresentada constantemente na Feira do Produtor de Coxim.
“Mato Grosso do Sul é um Estado com muitos atributos dos quais nós sul-mato-grossenses orgulhamos muito: o clima, a beleza do Pantanal e seu povo acolhedor. Queremos mostrar todo Estado, começando por nossa região, que é polo turístico, econômico e cultural importante. Coxim é conhecida nacionalmente como a capital do peixe e a terra do Pé de Cedro, do saudoso compositor Zacarias Mourão. Cidade alegre, hospitaleira, a musicalidade está na alma de seu povo. Essa é a característica principal de sua expressão artística, onde brotam grandes produções da música popular sertaneja. Essa é a proposta do programa Show da Terra. Valorizar nossa arte, nossa terra e nossa gente, mostrar a riqueza cultural que aflora junto à biodiversidade”, destaca Zé Trovão.

Zé Trovão vai comandar o programa junto com a “repórter guató” Gleicyelli Nonato, poetisa e autora do livro Índia do Rio. Além de música, teatro, artesanato e outras formas de expressão artística, como a dança e festas populares, o programa vai trazer também informações sobre economia e aspectos urbanos. “Nossa ideia é mostrar todo Estado, destacando as regiões e sua arte. Mato Grosso do Sul é um Estado com uma cultura muito rica que precisa ser mostrada para o Brasil e o mundo”, diz Zé Trovão. Segundo ele, o programa na grade de programação da TV Educativa vai reforçar o perfil da emissora, que está abrindo espaço para todas as manifestações culturais, “afirmando nossa identidade e potencial de criação”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS