Televisão | Da Redação/Com Assessoria | 08/01/2014 08h52

Hoje tem Juca Ganso e Chero na TV Educativa Brasil Pantanal

Compartilhe:

A TV Educativa Brasil Pantanal exibe nesta quarta-feira, 8 de janeiro, às 9 da noite, no Arquivo Musical, a última entrevista do radialista Juca Ganso, um dos mais conhecidos de Mato Grosso do Sul, que faleceu no ano passado. O programa destaca, também, o radialista e produtor Chero, parceiro de Zacarias Mourão.

Carlos Sebastian Achucarro, mais conhecido como Juca Ganso, acompanhou de perto a implantação e o processo de evolução da radiodifusão sul-mato-grossense. Ele participou, em 1924, da fundação do Rádio Clube e também da inauguração da 1ª emissora PRI7 difusora. O evento aconteceu no dia 26 agosto de 1939, durante as comemorações dos 40 anos de Campo Grande.

Durante mais de duas décadas Juca apresentou o programa “A hora do fazendeiro", que surgiu quando a loja “Casa do Fazendeiro”, já extinta, resolveu patrocinar um programa de rádio em 1962. "Muita gente passava pelo comércio e deixava bilhetes com avisos. Aos poucos, as mensagens foram aumentando e o programa se tornou um sucesso", contou o radialista durante entrevista concedida ao jornalista Oscar Rocha.

Durante o programa, Juca Ganso criou o bordão "Quem ouvir, favor avisar", que se transformou em referência de comunicação: "Quem ouvir, favor avisar". Segundo ele, naquela época não tinha Internet, o telefone era difícil, e o acesso às fazendas era muito difícil, cabendo ao rádio o papel de levar informações aos mais distantes lugares de Mato Grosso do Sul.

"A outra atração do Arquivo Musical é o radialista e produtor musical Chero, que também prestou um grande serviço para a radiodifusão em nosso Estado”, explica a apresentadora Miska Thomé. Segunda Miska, Chero começou a trabalhar com Zacarias Mourão, em 1967 e acompanhou todo o início do crescimento da música sertaneja, ainda na época do antigo Mato Grosso.

O “Arquivo Musical” com a entrevista inédita de Juca Ganso e do radialista Chero será exibido nesta quarta-feira, 8 de janeiro, às nove da noite, TV Brasil Pantanal, canal 4 na TV aberta e 15 na Net. A reapresentação acontece no domingo, 12 de janeiro, à uma hora da tarde.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS