Televisão | Da redação | 26/12/2017 17h20

Programação de Ano Novo da TVE homenageia os 40 anos de MS com 40h de produção regional

Compartilhe:

A programação especial de Ano Novo da TVE traz um panorama cultural, político, jornalístico, musical e documental do que aconteceu e acontece nesses 40 anos da divisão do estado de Mato Grosso do Sul. Histórias e estórias resgatando vários aspectos através de arquivos cinematográficos da Emissora Pública em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Na programação, um dos carros chefes, é fruto desta parceria quando serão exibidos cinco documentários produzidos ao longo de 2017. Os documentários são resultados do curso ministrados pela TVE, MIS/FCMS e que formou 22 novos documentaristas, destes cinco tiveram seus documentários aprovados para exibição na programação especial da TVE.

Os documentários buscaram relembrar fatos históricos importantes, numa ótica que privilegiou não apenas as versões oficiais, mas também contraditórias, formatando uma versão mais completa e isenta da memória audiovisual sul-mato-grossense.

Resgate da cultura e memória sul-mato-grossense, também é a principal fonte de inspiração da reestreia do jornalista Bosco Martins na TV, após 20 anos fora das telas. O programa Prosa e Segredos – Memória e Cultura Digital do lado de cá “de la frontera”, traz o diretor-presidente da Fertel revestido novamente de repórter para mostrar e contar histórias/estórias de Campo Grande e MS, através de personagens e gerações que habitaram e se estabeleceram no Estado.

Entre os programas tem a história do Seo Cota e sua família, personagens reais da região da baixada do Cascudo como era conhecida a região do São Francisco em Campo Grande. A tradicional conveniência Vai ou Racha, que recentemente foi demolida para dar lugar a uma farmácia.

Bosco Martins traz ainda em seu Prosa e Segredos entrevista exclusiva com dois autores contemporâneos Joca Terron autor do romance Noite Dentro da Noite – Uma Autobiografia e Douglas Diegues poeta considerado de vanguarda e co-autor de estudo que é considerado um dos mais sérios sobre as poéticas de povos indígenas do Brasil.

O programa homenageia ainda o poeta Manoel de Barros que completaria 101 anos com três blocos de leituras de sua poesia.

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania de MS, Athayde Nery, destacou “a importância da programação especial e das parcerias da Secretaria, Fde Cultura e do MIS com os mais de 2.400 minutos de produção local.”

O governador Reinaldo Azambuja antecipou que para 2018 a TVE de Mato Grosso do Sul, devido sua relevância e importância, cumprirá suas metas estabelecidas no Contrato de Gestão: “Em 2018, dentro do que pede a lei, estaremos com os sinais da Capital de Dourados já digitalizados inaugurando um novo período para TV Pública de MS.”

A programação de ano novo tem muito mais. São shows com artistas consagrados e bandas que se destacaram no cenário musical, concertos, jornalismo, reprises, documentários e especiais inéditos.

Outro destaque é o programa Dona Música, uma homenagem ao ícone da canção sul-mato-grossense, falecido há dois anos, Geraldo Roca. O programa faz um panorama da música do estado em shows gravados em Campo Grande, e no Festival de Inverno de Bonito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS