Televisão | Da Redação/Com Assessoria | 16/01/2013 13h43

TV Brasil Pantanal exibe especial “1º Festival Jazz e Viola” na próxima sexta-feira

Compartilhe:

A TV Brasil Pantanal registrou a segunda noite do “1º Festival Jazz e Viola” que aconteceu nos dias 18 e 19 de dezembro no teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande. A equipe de produção da emissora preparou um especial que irá ao ar na sexta-feira, 18 de janeiro, às 19 horas, com reapresentação no domingo dia 20 às três horas da tarde.

O projeto idealizado pelo músico Marcos Assunção procurou unir fronteiras entre as mais variadas tendências da música instrumental brasileira e pretende ser um evento para acontecer nos próximos anos em nosso estado. A idéia é lembrar os festivais dos grandes centros e ao mesmo tempo fazer um resgate de instrumentos como a viola e o acordeom que sempre tiveram influências na música de raiz.

Neste especial preparado pela TV Brasil Pantanal, o telespectador poderá conferir a união do som da viola caipira e do acordeom, apresentados pela Camerata Violeira, que segundo Marcos Assunção “é um projeto novo e recente, cujos integrantes estiveram  em contato com os instrumentos como o violino, a viola caipira e outros, há apenas dois meses. O que  eles apresentaram no Festival foi um grande desafio”.

“A Camerata Violeira é um trabalho ousado que está sendo desenvolvido com crianças que praticamente não tinham contato com a música instrumental. Com esse projeto estamos formando um grupo que tem a finalidade de agregar outros instrumentos com a viola caipira”,  explica Assunção.

Outro ponto forte do especial que será exibido na próxima sexta-feira é a participação do músico mineiro Roberto Correa, considerado um dos mais importantes violeiros d atualidade. Instrumentista, compositor e pesquisador, Correa é conhecido não apenas no Brasil, mas também no exterior. Sua extensa discografia e alguns livros publicados têm sido um dos mais importantes referenciais no universo da viola.

E acordo com a diretora-presidente da TV Brasil Pantanal, Mariângela Yule, eventos como este, além de fortalecer a cultura sul-mato-grossense, ressaltam o perfil da emissora que sempre tem procurado estar presente. “Com esse especial estamos dando oportunidade para o telespectador de ter acesso a um produto cultural de altíssima qualidade”, comenta.

Roberto Correa elogiou a organização do Festival Jazz e Viola e destacou a experiência que está sendo realizada em Campo Grande com a Camerata Violeira. O músico também falou da iniciativa da TV Brasil Pantanal ao preparar um especial sobre o evento. “São ações como estas que contribuem para a difusão da música de raiz e dos projetos culturais que auxiliam na transformação das pessoas”, afirma Correa.

Para encerrar este especial, Roberto Correa se apresenta acompanhado pela Camerata Violeira que tem como convidados especiais Lenilde Ramos no acordeon, Alvani Calheiros no trompete, Ivan Cruz no baixo acústico e Guto Costa na bateria.

Serviço

O Especial “1º Festival Jazz e Viola” será exibido na próxima sexta-feira (18), pela TV Brasil Pantanal, canal 4 (TV aberta), às 19 horas, logo após o Repórter MS e pela Net, canal 15 (TV paga). A reapresentação acontece no domingo (20), às 15 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS