Televisão | Da Redação/Com Assessoria | 18/10/2012 12h20

TV Brasil Pantanal reapresenta especial “Descendo Sarrafo”

Compartilhe:

Quem não assistiu o especial “Descendo Sarrafo” tem mais uma oportunidade na próxima sexta-feira (19), às 21 horas. Atendendo a pedidos dos telespectadores, a TV Brasil Pantanal, canal 04 (aberta) e 15 (Net), exibe mais uma vez a íntegra do show gravado no mês de agosto, no teatro Araci Balabanian, em homenagem compositor Amintas José da Costa, o Sarrafo. O programa é apresentando pela cantora e artista plástica Miska.

“Descendo Sarrafo” é um projeto contemplado pelo Programa Petrobras Cultural por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, que traz uma coletânea do compositor Amintas José da Costa, Sarrafo, cujas obras foram apreendidas em 1969, época da ditadura militar no Brasil. O compositor e saxofonista conviveu com grandes nomes da música brasileira como Pixinguinha e Guerra Peixe e trabalhou em cassinos, rádios e posteriormente na televisão, veículos que à época tinham orquestras próprias.

O show de lançamento do CD contou com a presença do próprio compositor homenageado, que este ano completou 93 anos e com a participação especial do Coro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, das crianças da Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran. O espetáculo atraiu um grande público que pode conferir a apresentação do Choro Opus Trio, formado por Eduardo Martinelli (violões), Ivan Cruz (bandolim) e Philip Andara (flauta).

Sarrafo tem uma importante herança musical a deixar, com choros compostos com influências melódicas e harmônicas dos choros tradicionais. Suas obras conseguem obter originalidade, mesmo sendo baseadas numa estrutura tradicional, devido à melodia bastante ornamentada.

Com arranjos elaborados para diversas formações instrumentais criados a partir das partituras originais, o CD lançado no sábado tem a participação de convidados como o Quarteto Toccata (violões), a flautista suíça e pesquisadora da música brasileira, Myrian Dickinson; do bandolinista português, Norberto Cruz; da Filarmônica Jovem do Pantanal, dos violonistas Plínio Fernandes e Carlos Alfeu, do violinista Newton Reis e do próprio compositor, que acompanhou a produção da obra.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS