Circuito interno de tanques do Aquário do Pantanal começa a receber peixes

"/>
Turismo | Com Governo MS | 17/02/2022 10h22

Circuito interno de tanques do Aquário do Pantanal começa a receber peixes

Compartilhe:

Em meio às obras finais do Aquário do Pantanal, um tanque de 60 mil litros de água dentro do circuito interno da atração turística recebeu, nesta terça (15) e quarta-feira (16), seus primeiros moradores. 40 peixes de três novas espécies descobertas por pesquisadores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) foram soltos no Tanque Veredas.

O reservatório é o primeiro dos 18 que levam ao túnel principal do Aquário do Pantanal. O Tanque Veredas revela o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para 600 animais de pequeno porte.

Segundo o coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, o biólogo Heriberto Gimenes Júnior, a soltura dos peixes neste e em todos os outros reservatórios deve ser feita de forma gradativa. “O povoamento consiste na introdução gradual dos espécimes nos recintos. Esse manejo é necessário pois ajudam na maturação biológica dos tanques, garantindo assim uma boa qualidade da água e consequentemente o bem-estar dos peixes”, explicou.

Com inauguração marcada para a última semana de março, conforme planejamento da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), o Aquário do Pantanal recebe peixes desde janeiro deste ano. Até então, apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

“Protocolos técnico-científicos estão sendo rigorosamente seguidos para garantir saúde, biossegurança e bem-estar aos organismos vivos que estão habitando o Aquário do Pantanal. Para isso contamos com um sistema de suporte à vida robusto, que garante qualidade e atendimento de parâmetros adequados de água, além de cada tanque possuir uma cenografia própria que retrata o habitat das espécies de cada tanque, proporcionando uma melhor ambientação”, destacou a assessora da Seinfra responsável pela coordenação da conclusão das obras do Aquário, Maria Fernanda Balestieri.

O secretário Eduardo Riedel, da Seinfra, cravou a entrega do Aquário para o mês que vem e a abertura ao público ainda no primeiro semestre. “A obra está em andamento, com adaptação e checagem dos aquários. Estamos acompanhando toda semana a evolução do cronograma. Temos esse compromisso: entregar as obras e abrir as visitações ainda neste semestre. Meu trabalho é focado na entrega de resultados”, destacou Eduardo Riedel.

Nesta semana, os geradores de energia do prédio foram ligados e o setor de quarentena, reservado para os animais que chegam ao Aquário do Pantanal, recebeu novas espécies, como arraias, piranhas e jaú. Os peixes ficam na quarentena em um período conhecido como vazio sanitário, para se livrarem de microrganismos como parasitas e protozoários. Depois disso, eles vão para o habitat definitivo.

Depois de pronto, o Aquário do Pantanal servirá de moradia para mais de 230 espécies de animais da fauna sul-mato-grossense e também de outros cantos do mundo. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

O Aquário

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.

Todo o circuito de reservatórios será preenchido através de cinco fontes de água: três poços internos, um poço da obra e um poço da concessionária de abastecimento de água de Campo Grande.

Das 13 licitações abertas para a finalização das obras, quatro foram concluídas e nove estão em execução. Nesta quarta-feira (16), por exemplo, sete empresas trabalhavam no local, com 120 operários.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS