Turismo | Com Prefeitura de Corumbá | 15/01/2020 07h31

Complexo do Cristo Rei do Pantanal recebe obras de restauro

Compartilhe:

Corumbá, principal cidade do oeste do Mato Grosso do Sul, desponta no cenário do turismo nacional e internacional como a Capital do Pantanal. Este por sua vez, o Pantanal, Patrimônio Natural da Biosfera – (ONU, 2000).

Nesse sentido, a Indústria do Turismo é um dos principais elementos do fomento econômico da cidade, gerando considerável movimentação da cadeia produtiva à medida que este setor atrai anualmente milhares de turistas para a região. Todavia, é dever do Poder Público manter os equipamentos e ferramentas turísticas apresentáveis visando o bem-estar dos munícipes e dos visitantes.

Assim, o morro São Felipe, localizado no coração do perímetro urbano do município, constitui-se como um divisor natural entre a região sul e norte, também é um dos pontos turísticos mais visitados. Tal afirmação justifica-se por conta das obras de arte das estações da Via Sacra, pela majestosa estátua do Cristo Rei do Pantanal e o Centro de Atendimento ao Turista. Todavia, esse atrativo requer um cuidado especial, o que geram a necessidade das intervenções que iniciarão por conta da atual situação, ora motivada por vandalismo e depreciação do tempo.

Por determinação do prefeito Marcelo Iunes, sensibilizado pela importância em manter esse espaço digno para residentes e turistas, serão investidos R$ 237.233,52 (duzentos e trinta e sete mil, duzentos e trinta e três reais e cinquenta e dois centavos). Seguindo todos os requisitos legais e da transparência pública, chegou-se ao valor absoluto do investimento, a partir do levantamento das reais necessidades de intervenção, metragem, serviço, impostos, valores baseados na tabela SINAP, esta que é uma ferramenta pela qual a administração pública federal, estadual e municipal, baseia os valores dos insumos e serviços necessários às obras e serviços de engenharia com utilização de recursos públicos.

A previsão da diretora- presidente da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR Pantanal), Elisângela Oliva, é de que a obra possa começar já no inicio de fevereiro, tendo a possibilidade de estar concluída até as comemorações da Semana Santa, período este que os fiéis fazem a procissão das luzes na via dolorosa.

O projeto prevê, além de serviços preliminares, a pintura interna e externa das dependências do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), reparos diversos (vidros, corrimão, fechaduras, espelhos), recuperação da Via Sacra (restauro e pintura), restauro e pintura do Cristo Rei, instalação hidrossanitária, impermeabilização das lajes do CAT, corredores, banheiros, e lanchonete, reparo de instalações elétricas, substituição de refletores de lâmpadas por led, troca de tomadas e interruptores, aterramento de cabos, recuperação do portão de acesso, instalação de alambrado na subida da Via Sacra e colocação de Guarda Corpo.

Além das intervenções descritas, em um segundo momento, a Fundação de Turismo do Pantanal implantará no equipamento, nova sinalização e programação visual, oferecendo aos visitantes todas as informações necessárias sobre os atrativos disponíveis na localidade.

Ainda segundo a diretora-presidente , um projeto de vídeo monitoramento está pronto e deverá ser implantado, visando coibir os atos de vandalismo sobre as obras de arte e o patrimônio publico. É importante ressaltar que a responsabilidade de manter os espaços dignos para visitação é de todos os cidadãos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS