Turismo | Da redação | 16/08/2016 14h21

Corumbá inicia 2ª fase do programa de Produção Associada

Compartilhe:

A cidade de Corumbá inicia agora, em agosto, a segunda etapa do programa de Produção Associada ao Turismo, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, com apoio do SESC. O assunto foi tratado esta semana durante uma reunião no Sebrae, que contou inclusive com participação de produtores que já estão sendo atendidos na região.

O programa é voltado para os produtores de alimentos tradicionais e artesanais da região, com participação da Fundação de Turismo do Pantanal e a Secretaria Municipal de Produção Rural, por parte da Prefeitura.

Iniciado em agosto de 2014, o programa realizou o mapeamento, diagnóstico e a seleção de 15 produtores que receberam, em 2015, a qualificação da primeira fase do programa de acordo com a metodologia Pró-Agroindústria do SEBRAE.

As consultorias aplicadas foram Regularização das Agroindústrias e Criação da Identidade Visual do Produto. Agora o grupo de produtores receberão as consultorias da 2ª Fase do programa: Gestão da Agroindústria e Comercialização.

“O mercado local e demais parceiros já estão na expectativa de poderem consumir e ofertar os produtos que representem nossa região. E nesta segunda fase, além das consultorias, iniciaremos também o fomento e abertura de canais de comercialização, junto às instituições, meios de hospedagem da área urbana e rural, barcos-hotéis até chegarmos as prateleiras dos mercados e conveniências da cidade” disse a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.

Segundo a gerente do SEBRAE, Vanessa Leite “o programa de produção associada ao turismo de Corumbá, gerou resultados positivos, com produtos competitivos que com certeza irão incrementar a oferta do comércio local de alimentação, por isso decidimos retomar o programa e iniciar a 2ª fase. Além de tornar esses produtos mais visíveis, a ação já é vista pela instituição enquanto case para outros destinos, que inclusive poderá ter como canal de comercialização as empresas de Bonito” colocou a gerente.

Um dos parceiros, que junto a FUNDTUR/Pantanal iniciará o fomento a comercialização dos produtos tracionais e artesanais é o SESC Corumbá. Durante a reunião a gerente da Unidade Thayná Cambará apresentou o evento Sexta no SESC aos produtores .

“O evento é uma nova opção de lazer em Corumbá, que estimula a valorização e o consumo da cultura local, através da música, da culinária e outros produtos que serão ofertados todas as sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, na unidade. E neste sentido abrimos o espaço para os produtores participantes do programa estarem comercializando seus produtos, do queijo nicola até o bolo de arroz” afirmou a gerente.

Os produtores interessados em participar do Sexta no SESC, foram orientados a apresentar seus produtos para a Gerência do SESC e fazer o agendamento de sua participação. Após os agendamentos, a FUNDTUR/Pantanal e o SESC divulgaram as sextas-feiras em que o público-local e turistas poderão encontrar os produtos.

“Junto a todo esse trabalho em parceira com o SEBRAE, SESC e a Fundação de Turismo do Pantanal, a Secretaria de Produção Rural está desenvolvendo, com um olhar especial, a adequação do SIM (Sistema Inspeção Municipal) à produção tradicional e artesanal, para que possamos, cada vez mais, ofertar produtos de qualidade para a população e aos turistas”, afirmou o secretário Pedro Lacerda.

O Programa

O Programa de Produção Associada ao Turismo objetiva a identificação, fomento, promoção e apoio na comercialização dos produtos associados ao turismo que agreguem valor à oferta turística e incremente o diferencial competitivo do destino turístico Corumbá, possibilitando o aumento da permanência e dos gastos do turista.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS