Turismo | Da redação | 02/08/2016 10h32

Em Batayporã, trilhas ecológicas têm sinalização turística com regras da República Tcheca

Compartilhe:

Localizada na Região Turística Vale das Águas, Batayporã tem uma forte relação histórica e cultural com a República Tcheca. Fundada por tchecos, preserva relíquias que rememoram fatos e momentos históricos. O acervo com fotografias, mapas, livros e documentos está sendo catalogado para a abertura de um museu local. Na cidade ainda vive uma pequena comunidade de descendentes do tempo das atividades colonizadoras de Jan Antonín Bata, fundador do município.

Para preservar o legado histórico está sendo construído o Centro de Memória Jindřich Trachta e uma capela onde ficará a imagem do Menino Jesus de Praga, réplica original doada pela República Tcheca ao cônsul honorário no Brasil, Evandro Trachta, neto do tcheco Jindrich Trachta, um dos pioneiros em Batayporã.

Outro projeto que reforça o laço cultural do país é a Sinalização Turística Tcheca em Batayporã, que iniciou em 2015 com a marcação da primeira trilha de 19 quilômetros pelo Centro de Memória, em parceria com o Klub Cescke Turista da República Tcheca. A ideia é dar continuidade e expandir o projeto já reconhecido na Europa desde 1919.

Três trilhas serão ampliadas em pelo menos 40 quilômetros, conforme o sistema de sinalização existente na República Tcheca. As trilhas começaram no Centro de Memória e são destinadas para caminhada e cicloturismo. No percurso é possível contemplar a natureza em um cenário que mantém a sua beleza e perpassa pelos aspectos histórico, cultural e religioso.

Uma equipe tcheca está na cidade e ministra palestras à comunidade local sobre as regras de sinalização na República Tcheca, atividades do Clube de Turistas Tchecos e o turismo na República Tcheca. Também promove um treinamento para novos desbravadores voluntários que deverão manter e cuidar das trilhas demarcadas e estender a sua rede já existente.

A Trilha da Jaqueira, por exemplo, possui 19 quilômetros e em todo o circuito está com a sinalização turística. A trilha começa e termina no Centro de Memórias, onde o visitante encontra uma placa indicando que a trilha pode ser continuada na República Tcheca, na cidade Zlin (sul de Moravia). Nesse mesmo sentido, existe uma trilha que no final pode se ver uma placa indicando a direção do Brasil.

Turismo

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), esteve em Batayporã com representantes da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município, Secretaria de Educação, do cônsul honorário da República Tcheca e do Clube de Turistas Tchecos. Na ocasião, foram apresentados pelos representantes os projetos que estão sendo desenvolvidos e os que pretendem ser ampliados com foco no turismo.

Conforme o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Nelson Cintra, a política para o fomento do turismo do Estado inclui o programa de ampliação e diversificação da oferta turística e a elaboração de novos roteiros nos municípios do estado.

“Esse processo envolve planejamento e a implementação de planos estratégicos de desenvolvimento do turismo. Batayporã tem um grande potencial turístico e para sua implementação e fortalecimento é necessário instituir as instâncias de governança, fortalecer uma organização representativa dos poderes públicos, privado, do terceiro setor e da sociedade civil organizada para o desenvolvimento de novas ações”, destacou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS