Turismo | Fundação de Turismo de MS | 19/05/2020 09h56

Fundtur elabora estratégias para retomada da atividade turística

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A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), Sebrae-MS e as principais Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Estado participaram, na última semana, de uma videoconferência para alinhamento das estratégias de retomada e continuidade nos trabalhos de consultoria técnica para o fortalecimento do turismo regional. Esta é uma das ações da Fundtur para a retomada das atividades turísticas após as medidas governamentais de distanciamento social, que visam evitar a propagação do coronavírus.

Segundo o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, é fundamental a continuidade do trabalho com as IGR´s. “Mais uma vez a Fundtur e o Sebrae estão trabalhando juntos, fornecendo apoio técnico através de consultoria especializada para ajudar as Instâncias na profissionalização, planejamento e priorização de demandas, principalmente nesse momento que é tão singular. As IGRs precisam ser pró-ativas, entender os novos cenários e traçar suas estratégias”, enfatiza. Ainda de acordo com o diretor-presidente, nos próximos meses a Fundação de Turismo vai oferecer apoio financeiro com ações de promoção e apoio à comercialização.

A consultora do Sebrae, Fernanda Fedrigo, que participa diretamente da ação, explica que as três principais Instâncias de Governança Regional do MS serão atendidas. “Durante nove meses vamos trabalhar com Cerrado Pantanal, Caminho dos Ipês e Rota Pantanal Bonito e discutir sobre a importância e o papel das governanças, principalmente no pós pandemia. A partir do próximo mês vamos fazer atendimento individualizado presencial e online com cada região turística para apoiá-los na reestruturação, para que eles tenham sustentabilidade e autonomia. O apoio vai desde o estatuto, a formalização, como essas estruturas podem se manter, ações estratégicas, até como captar novos associados.

Turismo doméstico

Pesquisa divulgada no último dia 12 pela consultoria Cap Amazon e pelo portal Mercado & Eventos, mostra que destinos nacionais deverão ser os mais procurados por turistas brasileiros após o fim de restrições geradas pelo novo coronavírus. Para 55% dos entrevistados, a retomada do turismo será mais rápida no mercado doméstico. A procura por destinos nacionais também foi apontada como uma tendência, assim como o turismo de saúde e destinos menos frequentados.

O estudo também constata uma possível mudança no perfil dos turistas brasileiros. Após o confinamento, agências esperam uma maior demanda de clientes em busca de viagens a lazer e para visitar amigos e familiares. Destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza são citados pela maior parte dos consultados, como segmentos em alta na retomada do turismo.

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