Turismo | Portal da Educativa | 27/06/2018 08h34

Revitalização da Praça do Pé-de-Cedro vai valorizar cultura e turismo em Coxim

Compartilhe:

A Praça Zacarias Mourão, conhecida como a Praça do Pé-de-Cedro, está sendo revitalizada por meio de projeto realizado com recursos próprios da Prefeitura de Coxim da ordem de mais de R$ 260 mil.

O espaço público reverencia a árvore símbolo de Coxim, plantada pelo poeta e compositor que projetou a cidade nacionalmente com a música homônima à árvore.

O projeto inclui a implantação de bancos, pergolados, iluminações especiais, escultura, mural, chafariz e passarelas, inclusive acessibilidade, valorizando o espaço público, visando o lazer e a realização de atividades culturais voltadas às famílias coxinenses e turistas que visitam a cidade. A previsão de conclusão da obra é janeiro de 2019.

Para a execução do projeto, fez-se necessário o corte e supressão de 29 árvores ali plantadas, algumas exóticas e a maioria nativa. A retirada e a terraplanagem da área estão sendo realizadas com os devidos cuidados.

Dois pés-de-cedro nascidos de sementes da árvore original permanecem plantados no espaço. A “mãe” será mantida e um especialista vai realizar o tratamento da mesma, haja vista a necessidade de cuidados especiais em função de fungos e do incidente ocorrido em 2006 –quando um raio atingiu a árvore durante uma tempestade.

Como toda a obra realizada pela administração municipal, o projeto arquitetônico foi elaborado por um técnico habilitado, dotado de documento de responsabilidade técnica e devidamente aprovado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, por meio de sua Gerência de Meio Ambiente, atendendo ao Código Municipal de Meio Ambiente.

Em compensação às 29 árvores suprimidas, a Prefeitura de Coxim vai realizar o plantio de 100 novas plantas em área pública a ser definida.

José Francisco de Paula Filho, gerente municipal de Meio Ambiente, destaca que o espaço público é muito estimado pela população de Coxim, sendo natural que qualquer intervenção no local mexa com a memória afetiva e cultural do coletivo.

“Toda a intervenção foi devidamente planejada e autorizada de acordo com a legislação municipal, que dispõe sobre a proteção e conservação de árvores na área urbana do município, respaldando o corte e a supressão desde que feitos sob responsabilidade técnica e registro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável”.

“As alterações foram feitas apenas no antigo quintal da antiga casa que hoje é o Museu Arqueológico de Coxim, pois houve real necessidade de substituição de algumas espécies e remoção de outras. Porém, o projeto manteve o pé-de-cedro original e duas árvores originadas dele, que poderão perpetuar a espécie e valorizar a cultura local por meio deste símbolo de nossa cidade”, justifica De Paula.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS