Turismo | Da Redação/Com Notícias MS | 21/09/2015 16h56

Roteiro de passeio turistico, Cras desenvolve trabalho de salvar vidas e devolver animais à natureza

Compartilhe:

Com o mais variado número de espécies de animais, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), do Governo do Estado, tem recebido um grande número de animais que sofreram algum tipo de acidente na natureza ou que são vítimas do tráfico internacional de animais silvestres.

Um breve levantamento preliminar aponta que no Cras vivem hoje cerca de 200 aves, 83 mamíferos e 100 répteis, todos das mais variadas espécies. De acordo com a veterinária do Cras, Drª. Cláudia Regina Macedo Coutinho, a maioria dos animais que chegam ao Centro de Reabilitação são vítimas do tráfico internacional de animais silvestres. “Em primeiro lugar, recebemos animais vítimas do tráfico, seguido por atropelamentos ou maus tratos”, informou.

Sobre a questão dos atropelamentos, a Drª. Cláudia destaca que grande parte das ocorrências acontecem nas rodovias que cruzam o Estado, mas ela destaca o grande número de atropelamentos em Campo Grande. ”Na Capital, o número de animais silvestres atropelados é grande, assim como nas rodovias, onde a velocidade é muito maior”, afirmou.

Segundo ela, grande parte dos animais que chegam ao Cras vítimas de atropelamento, já chegam em estado crítico e precisam passar pelo processo de quarentena, onde recebem todo o tratamento de emergência necessário, além de alimentação e vermifugação. “Somente após esse período em quarentena é que nós encaminhamos os animais para as jaulas e gaiolas para começar a ressocialização”, disse a Drª Cláudia Regina.

O processo de ressocialização é feito com acompanhamento dos funcionários do Cras, que levam os animais até as áreas cadastradas como área de soltura e monitoram os bichos em seu período de aclimatação na natureza. Porém, a veterinária do Cras admite que em alguns casos, o retorno dos animais na natureza é praticamente impossível.

“Casos onde os animais sofrem amputação ou que chegam ao Cras ainda filhotes são praticamente impossíveis de devolvê-los à natureza”, destaca.

O Cras faz parte do roteiro de visitação do Parque Estadual do Prosa. De terça a sábado, grupos de 15 pessoas podem realizar o agendamento para fazer visitação monitorada no Parque do Prosa. Na quinta e no sábado, a visitação monitorada também passa pelo Cras, possibilitando as pessoas a conhecerem de perto os animais.

O passeio tem, além da visitação no Cras, trilhas, passeio no Centro de Visitantes onde tem o lago e no deck do prosa. O agendamento para quem deseja realizar o passeio é feito de terça a sábado, em dois períodos (manhã e tarde).

É importante ressaltar que quem for fazer o passeio, deve estar utilizando calça comprida e sapato fechado, e o telefone para agendamento é 3326-1370.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS