Turismo | Da Assessoria | 01/11/2020 10h08

Turistas aprovam mutirão de prevenção à Covid-19 em Bonito

Compartilhe:

Principal destino turístico de Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito (MS) recebe durante o feriado prolongado do Dia de Finados muitos visitantes. Para garantir que protocolos de biossegurança sejam cumpridos nesse período de possível aglomeração, o Sesi, em parceria com o Sebrae/MS, iniciou neste sábado (31) e prossegue até segunda-feira (2) com um mutirão para reforçar entre os turistas as medidas de segurança necessárias para evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19) com a entrega de panfletos informativos, adesivos e máscaras.

A ação integra o cronograma de atividades do Programa Bonito Seguro, que desde julho auxilia os empresários com a consultoria do Sesi Protocolos de Saúde e Segurança Covid-19 de forma gratuita e trouxe alívio para os donos de negócios no município, bem como para os visitantes, que podem curtir o feriado mais tranquilos, mostrando que lazer e saúde e segurança podem andar de mãos dadas.

Para o empresário Alexandre Friedrich, proprietário do Balneário do Sol, a ação do Sesi em parceria com o Sebrae-MS foi fundamental para a manutenção das atividades econômicas e a reabertura das atrações de forma segura na cidade. “Desde o início da pandemia nós tivemos consultorias e orientações dos técnicos do Sesi para proporcionarmos o melhor atendimento aos nossos clientes e essa ação nesse feriado prolongado, com foco nos turistas, só traz benefícios, porque eles se sentem ainda mais seguros de vir a Bonito”, afirmou.

Na mesma linha, o gerente-geral da Nascente Azul, Carlos Eduardo Trindade, elogiou as equipes do Sesi, que ajudam a reforçar os protocolos de segurança com os turistas. “A gente já colocou alguns totens pelo espaço com informações sobre como se prevenir, recomendando que todos usem máscaras, mantenham o distanciamento social e higienizem sempre as mãos. Ter esse reforço num período em que a cidade recebe mais turistas é uma grande ajuda e acredito que deixa todos com um sentimento ainda maior de segurança”, comentou.

O gerente-geral do Hotel Wetiga, Gelson Miranda Nunes, também ressaltou o apoio do Sistema S para a retomada das atividades econômicas na cidade. “Nós sofremos muito com o início da pandemia e ficamos quase quatro meses parados. Agora com a reabertura do turismo aqui na cidade, precisamos ser ainda mais cautelosos para manter nossos empreendimentos abertos e o Sesi é um grande parceiro. Nosso hotel tomou uma série de medidas, que vão desde a higienização dos quartos até o café da manhã, que teve a forma de ser servida mudada e tudo isso é uma forma de garantir segurança para turistas e funcionários”, salientou.

Turistas

A família do gestor financeiro Rodney Maruyama aproveitou o feriado para o primeiro passeio fora de Campo Grande desde o início da pandemia e a segurança de Bonito foi um dos fatores que pesou na hora de escolher o destino. “Nós pesquisamos os melhores lugares para ir e quais os estabelecimentos que estavam seguindo os protocolos de segurança. A vida precisa continuar, mas a gente também precisa ter cuidado com as medidas de prevenção e essa ação do Sesi nos deixa ainda mais seguros”, declarou.

Na avaliação da pedagoga Cleia Fernandes Cabreira, Sesi e Sebrae/MS são instituições conhecidas e de referência, por isso visitar locais que receberam a consultoria do programa Bonito Seguro traz mais tranquilidade na hora de curtir o feriado. “Estou na cidade com a minha família e até entre a gente o protocolo mudou. Estamos preferindo ficar no hotel em vez de sair e ficar passeando pela cidade, mas visitar lugares que estão em conformidade com os protocolos permite que a gente curta sem se preocupar”, ressaltou.

Para o aposentado Celso Dias da Silva, que veio de Rondônia para passar uns dias em Bonito, o trabalho desenvolvido na cidade traz segurança aos turistas. “Aqui você pode ir para qualquer lugar, seja bar, restaurante, hotel ou passeio com tranquilidade porque todos estão mantendo os protocolos, aferindo a temperatura dos visitantes na entrada e essa ação do Sesi nos deixa ainda seguros, porque sabemos que é uma instituição que trabalha com seriedade e competência”, finalizou.

Bonito Seguro

O Bonito Seguro é desenvolvido pelo Sesi em parceria com o Sebrae/MS com o objetivo de retomar as atividades econômicas e reabrir atrações de forma segura de forma 100% gratuita. O Sesi atuou em duas frentes para possibilitar a retomada do turismo: primeiro, elaborou os protocolos de segurança contendo as orientações necessárias para readequação do atendimento de cada segmento durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). E também está oferecendo uma consultoria individual para cada empresa, sem qualquer custo, para que o empresário entenda qual postura adotar e que mudanças implementar para garantir a segurança do cliente. Essa consultoria já foi contratada por 498 empresas de Bonito.

“Estamos aqui novamente para orientar os empresários caso ainda haja alguma dúvida a ser sanada nos seus procedimentos, mas nosso foco agora é o turista, para que ele entenda a importância de obedecer os protocolos de biossegurança para que eles possam ter um momento de lazer durante esse feriado e voltem aos seus lares em segurança. Então nosso trabalho está muito bem estruturado, com olhos para o empresário, para os trabalhadores do trade turístico e também para o turista, ajudando a desenvolver o turismo e contribuindo com a manutenção das atividades econômicas”, finalizou o gerente de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) do Sesi, Michel Klaime Filho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS