Turismo | Com UFMS | 03/01/2020 14h15

UFMS de Aquidauana colabora com Plano Municipal de Turismo

Compartilhe:

Acadêmicos do curso de Turismo do campus de Aquidauana (CPAQ) colaboraram na construção do Plano Municipal de Turismo, desenvolvendo análises qualitativas por meio de uma pesquisa do tipo survey. O estudo foi viabilizado pela parceria entre a Secretaria e Cultura e Turismo (Sectur) de Aquidauana e a Direção do CPAQ, tendo o intuito de buscar informações junto a uma amostra da população sobre suas necessidades e pedidos referentes ao turismo da cidade. O Plano teve início em abril deste ano e a pesquisa foi realizada em durante o mês de novembro.

Para a coleta de informações e análises foram elaborados três modelos de pesquisa escolhidos por estudantes e pela Sectur. As orientações práticas foram atribuídas aos acadêmicos Humberto Torres e Wender Santos, na disciplina de Gestão do Turismo. De acordo com o orientador da pesquisa, professor Izac Bonfim, o projeto deseja contribuir com a questão econômica do município e na geração de empregos. “Com o Plano Municipal de Turismo, a Sectur quer expandir suas ações para além dos eventos esporádicos que organiza, atraindo uma demanda mais significativa com a criação de novos produtos turísticos para a cidade e entorno, buscando novos segmentos e incentivando o empreendedorismo local”, observou.

Além disso, o orientador destacou que as pousadas pantaneiras são o principal destino dos turistas, mas que o objetivo é apresentar outras opções que possam também colaborar com a sociedade. “É necessário expandir a atividade turística para novos nichos de mercado além das pousadas pantaneiras. Essas ações podem ser um plano de marketing, criação de novos roteiros turísticos e/ou produtos com segmentação diversificada. Seja no turismo étnico, rural, ecoturismo, aventura, pesca e histórico cultural. Os impactos na sociedade podem ser sociais, culturais e econômicos”, explicou.

Segundo o secretário da Sectur de Aquidauana, Humberto Torres, o Plano Municipal possui o papel de preparar, organizar e planejar Aquidauana para apresentar condições melhores para o recebimento de turistas e visitantes. “O Planejamento a curto, médio e longo prazo busca fortalecer e fomentar nossos produtos, atrativos, equipamentos e toda cadeia produtiva”, destacou.

O documento está sendo criado de forma colaborativa com empresários e sociedade, contempla algumas áreas estratégicas como gestão de turismo, gestão de eventos (culturais, esportivos, gastronômicos), qualificação de produtos e serviços turísticos (mão de obra técnica), fomento do empreendedorismo local relacionado ao turismo como agricultura familiar, pesca, artesanato, entre outras.

“Esse será o primeiro Plano Municipal de Turismo da cidade, estamos colaborando com informações históricas, geográficas e ambientais do Mato Grosso do Sul, além do apoio a gestão pública e, principalmente, a formulação de políticas que atendam às necessidades da sociedade que direta e indiretamente são afetadas por esse setor terciário da economia. O turismo não deve ser o principal setor econômico da cidade, mas irá agregar valor a outras áreas econômicas”, acrescentou Bonfim.

O diretor do CPAQ, Auri Frübel, ressalta a importância da participação da Instituição na construção do Plano. “É muito importante que a UFMS tenha participado da elaboração do Plano Municipal de Turismo, por se tratar de um documento estratégico que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística em Aquidauana. Vale destacar também, que o campus tem mantido um excelente relacionamento institucional com a Prefeitura de Aquidauana, desenvolvendo, em parceria, nestes últimos anos, uma série de ações que tem contribuído para o desenvolvimento do município. Gostaria, também, de parabenizar a Sectur que conduziu os trabalhos para a constituição deste documento”, comentou.

O Plano Municipal trará para a comunidade ações e objetivos que, posteriormente, serão implementados pela Sectur em Aquidauana. A previsão de finalização é entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS