Verba Pública | Da Redação/Com Midiamax | 26/09/2013 11h03

Funarte divulga projetos habilitados no edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal

Compartilhe:

A Funarte (Fundação Nacional de Artes) divulgou a relação de projetos habilitados na primeira fase do edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal, que beneficia ações culturais nos municípios pantaneiros.

O programa contemplará 48 projetos de atividades culturais com premiações de R$ 15 mil. O investimento total é de R$ 828 mil, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Serão beneficiados artistas, produtores e grupos de nove municípios sul-mato-grossenses e sete de Mato Grosso, todos da região pantaneira.

A Fundação de Cultura, em parceria com os municípios, realizou oficinas de divulgação e qualificação para os interessados em participar do edital da Funarte em Aquidauana, Bodoquena, Coxim, Corumbá, Ladário, Miranda, Sonora, Rio Verde e Porto Murtinho.

Os projetos

Nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda, os projetos devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nos municípios do Pantanal.

“Um projeto como este é de extrema importância porque valoriza a região do Pantanal, enfocando a sua cultura, as artes, os saberes e os fazeres. Ele também contribui com aqueles artistas e produtores culturais que trabalham na região pantaneira e valorizam diretamente a nossa cultura sul-mato-grossense”, analisa Américo Calheiros.

Iniciativa da Funarte/Ministério da Cultura, o Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal é a continuidade do programa Mais Cultura, que já lançou editais de estímulo às artes nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e da Bacia do Rio São Francisco. O objetivo principal é descentralizar os recursos na área cultural e interiorizar as ações da Fundação, além de contribuir para a fixação da mão de obra local.

O Mais Cultura

Microprojetos Pantanal abrange também os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger no Mato Grosso, além das nove cidades sul-mato-grossenses.

Além da importância geográfica, o Pantanal tem destaque histórico, cultural, turístico e ambiental para os brasileiros. Cerca de 500 mil pessoas habitam a região, que é um rico mosaico cultural brasileiro.

Seleção

O processo seletivo é composto de duas etapas: habilitação e seleção – conforme estabelece o edital. A primeira fase ficou a cargo de uma equipe coordenada pela Funarte e formada especificamente para este fim. Nesta etapa foram avaliadas a documentação enviada, a adequação da proposta ao objeto do edital e o atendimento às condições previstas no seu item 2.

Conforme prevê o item 4.2.4 do Edital, “os proponentes inabilitados poderão interpor recurso à comissão de habilitação, no prazo de dois dias úteis, a contar da data da divulgação na página eletrônica da Funarte [...]”, para o endereço eletrônico: reconsideracao.aesp@funarte.gov.br . O prazo se encerra hoje (26). “O recurso deverá ser enviado em formulário próprio [...] não cabendo a apresentação de documentos não enviados no momento da inscrição”, diz o edital.

Os projetos habilitados após a análise dos recursos serão encaminhados à Comissão de Seleção, composta por representantes da Funarte, dos Estados integrantes do Pantanal e por especialistas. Com, no mínimo, seis membros, a Comissão indicará 48 projetos, além de uma lista de suplentes, que poderão ser contemplados posteriormente, caso haja disponibilidade futura de recursos.

De acordo com o edital, a avaliação desta segunda etapa terá como critérios básicos: “o desenvolvimento de práticas e ações artísticas e educativas propostas ou voltadas para jovens de 18 a 29 anos; a valorização das experiências culturais regionais do Pantanal e a autenticidade e a expressividade artísticas”. Mas a Comissão de Seleção poderá, ainda, estabelecer critérios específicos.

Mais informações: www.funarte.gov.br .

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS