Workshop | Da Redação/Com Midiamax | 04/12/2012 12h55

Campo Grande recebe Workshop sobre ‘Soluções para Habitações’ nesta terça-feira

Compartilhe:

Com ações em todas as regiões do Brasil a mais de dez anos, a Comunidade da Construção, movimento que visa à integração dos agentes da cadeia produtiva, acumulou experiências bem sucedidas. Esta condição oportunizou a busca por novos polos para estruturar ações, com o intuito de desenvolver e aprimorar os processos construtivos à base de cimento e difundir o conhecimento através de melhores práticas.

Para isso a regional centro oeste da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e os parceiros Crea/MS, Sinduscon/MS, Ibracon, UFMS e Instituto de Engenharia/MS organizam, na próxima terça, 04/12, o Workshop “Soluções para Habitações”, que visa mostrar as características de projetos e materiais, e apresentar as recomendações, vantagens e viabilidade das edificações que utilizem sistemas construtivos a base de cimento. Além de criar um ambiente para a promoção do Programa de Desenvolvimento das Construtoras (PDC), voltado para os engenheiros e técnicos das construtoras que atuam no estado do MS. O PDC é um curso completo de como os sistemas construtivos a base de cimento funcionam. Ele pode ser dado em três áreas: estruturas de concreto, alvenaria estrutural de vedação e revestimento com argamassa de concreto. Em Campo Grande o modulo desenvolvido é alvenaria estrutural.

O evento, que é gratuito e com vagas limitadas, contará com palestras dos engenheiros civis Waldir Belisário e Glécia Vieira, representantes da ABCP, com os temas “Alvenaria Estrutural” e “Comunidade da Construção: Cenário Nacional”, respectivamente. Além das palestras do engenheiro civil Arcindo Vaquero, com o tema “Edificações com paredes de concreto”, e o economista Izaías Amorim, que falará sobre “Obras com concreto PVC”.

Sobre os Sistemas Construtivos apresentados:

Alvenaria Estrutural com blocos de concreto: É um sistema construtivo racionalizado e nele os blocos de concreto desempenham a função de alvenaria e estrutura, simplificando o processo de construção. Com isso, se reduz as etapas de mão de obra, o que ajuda a diminuir os custos totais da obra.

Paredes de Concreto: O sistema construtivo de paredes de concreto é um método de construção racionalizado que oferece produtividade, qualidade e economia de escala quando o desafio é a redução do déficit habitacional. O sistema possibilita a construção de casas térreas, sobrados, edifícios de até cinco pavimentos padrão, edifícios de oito pavimentos padrão com esforços de compressão, de até 30 pavimentos padrão e com mais de 30 pavimentos - considerados casos especiais e específicos.

Concreto PVC: O sistema é constituído por painéis de PVC preenchidos com concreto e aço estrutural, que servem de fôrma e de acabamento para as paredes, podendo eliminar pintura ou outros revestimentos. Trata-se de um sistema industrializado e modular, constituído por painéis verticais, encaixados por sistema de guias (macho-fêmea). Sua origem é canadense. Foi desenvolvido para projetar e construir de forma simples e industrializada vários tipos de edificação.

Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 3368-1026 e pelo site www.creams.org.br. O CREA-MS fica na rua Sebastião Vieira, 272, bairro Monte Castelo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS