Praça dos Imigrantes na capital recebe exposição Arte Sensorial
A Prefeitura de Campo Grande promove durante todo o mês de agosto, uma exposição artística em que o olhar dos visitantes é substituído pelo tato na hora de apreciar os trabalhos. Trata-se da coleção “Arte Sensorial na Palma da sua Mão”, da artista plástica Sônia Aparecida Lins de Queiroz. As obras podem ser admiradas na Praça dos Imigrantes, até o dia 31.
Os quadros sensoriais são produções em tela ou outro suporte feitas todas em alto relevo, visando atender especificamente pessoas com deficiência visual. “São poucos detalhes, mas com uma amplitude de significados para eles. Por conta disso, não podem ser muito abstratos; devem ser o mais concreto possível, oferecendo sentido por meio do toque”, esclarece Sônia.
A artista conta que, enquanto trabalhava no Núcleo de Produção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acompanhou diversas pessoas com deficiência (PcD) em exposições de arte com intuito de fazer uma audiodescrição das obras. A partir daí ela percebeu a necessidade de produzir quadros que pudessem ser sentidos com as mãos em vez dos ouvidos para atender esse público.
A matéria-prima utilizada é bastante diversificada. “Costumo utilizar sucata na maioria das vezes e material reciclável. Geralmente compro apenas as telas, mas elas também podem ser substituídas por MDF ou outros itens; tenho até um quadro feito em uma antena parabólica”, conta a artista. No total, serão exibidos 16 quadros, com três deles remetendo ao aniversário da Cidade Morena e retratando símbolos da cidade, como a arara-canindé e os ipês.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos. Para o titular da Sectur, Max Freitas, a exibição “Arte Sensorial na Palma da sua Mão” representa a consolidação de um dos princípios da Prefeitura. “Nossa gestão sempre primou pela inclusão social e pela democratização do acesso à arte e à cultura em Campo Grande. Fazemos isso levando eventos até os bairros e com intervenções como essa na Praça dos Imigrantes, atendendo a uma demanda das pessoas com deficiência visual. Contamos com a presença de todos para curtir tanto o espaço quanto as obras”.
Serviço:
A Praça dos Imigrantes fica na Rua Rui Barbosa, n.º 65, esquina com a Rua Joaquim Murtinho. A exposição estará aberta até o dia 31 de agosto, das 10h às 18h, com entrada gratuita.
Os visitantes poderão aproveitar e visitar as barracas de artesanato do local.
-
Semana do Patrimônio terá programação gratuita em Corumbá a partir do dia 17
Semana do Patrimônio terá programação gratuita em Corumbá a partir do dia 17
-
O Fim da Rua mistura dinossauros, mistério e clima de Cloverfield
O Fim da Rua mistura dinossauros, mistério e clima de Cloverfield
-
Minha Carreira Brilhante: série transforma clássico em romance moderno
Minha Carreira Brilhante: série transforma clássico em romance moderno
-
Não Deseje Boa Sorte: atuações compensam roteiro previsível na Netflix
Não Deseje Boa Sorte: atuações compensam roteiro previsível na Netflix
PARCEIROS
- Sexta-feira, 14 de Agosto de 2026
- Agenda Confira a agenda cultural onde está disponível todos os eventos que acontece nesta semana 14/08 Com foto Com vídeo
- Feira Feiras movimentam Parque dos Ipês neste fim de semana Com foto Com vídeo
- Geral Semana do Patrimônio terá programação gratuita em Corumbá a partir do dia 17 Com foto Com vídeo
- Festa Contagem regressiva: Festa do Folclore será na próxima semana em Três Lagoas Com foto Com vídeo
- Cinema Minha Carreira Brilhante terá 2ª temporada na Netflix? Veja o que sabemos Com foto Com vídeo
- Cinema O Peso da Lei: thriller intenso sobre família, crime e escolhas impossíveis Com foto Com vídeo
- Cinema Não Deseje Boa Sorte: atuações compensam roteiro previsível na Netflix Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio




