Carnaval | com prefeitura de Ribas do Rio Pardo | 24/02/2023 12h18

Após oito anos sem carnaval, Ribas Folia leva 4 mil foliões ao Parque dos Ipês

Compartilhe:

Depois de oito anos com jejum de carnaval, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo muda essa realidade e entrega à população três dias de festa. O Ribas Folia – nome oficial do carnaval da cidade – trouxe o povo para o Parque dos Ipês, que entre os dias 18, 19 e 20 deste mês atraiu mais de quatro mil foliões.

Para o prefeito João Alfredo Danieze, o mais importante foi o destravamento desta pauta cultural diante de toda a população, além do clima de alegria e diversão. Isso aconteceu porque, de acordo com as polícias Civil e Militar, o Ribas Folia foi um carnaval tranquilo e não houve registro de manifestações de violência.

“O Ribas Folia mostrou que o povo queria se divertir e curtir o carnaval e que agora – passada a pandemia – o setor cultural voltará a pulsar em nossa cidade”, pontua o prefeito João Alfredo, que agora debruça-se nos detalhes dos preparativos para a festa do aniversário da cidade, que será realizada no próximo mês, dia 19.

O prefeito reconhece que o tempo para o planejamento do carnaval deste ano foi curto e com a passagem de bastão federal e estadual – com as eleições do ano passado – havia uma indefinição de como ficariam os recursos destinados à cultura. Agora, já passado o carnaval, junto com o restabelecimento do diálogo político entre todas as esferas de poder, a área cultural também voltará a ser prioridade.

Para o coordenador de Cultura Róger Taveira, todo o trabalho para o Ribas Folia serviu como um grande teste visando ao aniversário da cidade. Ele explicou que, apesar do planejamento ter começado em dezembro do ano passado, ainda se trata de um período muito recente de pós-pandemia.

Taveira, fez questão de mencionar o trabalho em conjunto de todas as secretarias municipais e coordenações da gestão do prefeito João Alfredo Danieze, que culminaram com a obtenção de todos os alvarás de aval junto ao juiz, promotor público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Funcionamento.

Na avaliação de Róger Taveira, o foco agora é o planejamento do aniversário da cidade e todo o desenrolar com percalços normais na realização de eventos de grande magnitude para a cidade foram testados, o que eleva as probabilidades da festa se tornar um atrativo para o calendário cultural do Estado. “Ficamos atentos a todos os detalhes de produção e execução dos shows durante o carnaval e agora retornaremos oferecendo possiblidades de lazer e entretenimentos ainda mais bem sucedidos”, avaliou o Coordenador.

Durante o carnaval, apesar de críticas que sempre surgem diante de grandes acontecimentos, a população – de forma geral – aprovou a realização dos shows, a presença da Bandinha Ribas Folia, que percorreu e informou à população, com música de qualidade e bem executada sob a batuta do diretor de Cultura Dione Tavares, que a festa estava de volta à Ribas do Rio Pardo. De acordo com Róger Taveira, a população também aprovou a “Matinê para Crianças”, com brinquedos como cama elástica, touro mecânico, piscina de bolinhas e tobogã. Toda a equipe da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) participou da organização da matinê.

Segundo Róger Taveira, a realização do carnaval merece os agradecimentos da equipe e dos servidores de todas as áreas. Ele não poupou elogios à área administrativa, à turma da licitação, ao setor de engenharia da Secretaria de Obras, além de uma menção à Secretaria Municipal de Saúde, que esteve no carnaval e trouxe uma ambulância, e ainda a equipe da Vigilância Sanitária, que distribuiu preservativos e orientou aos foliões. “Estamos com 9 mil pessoas a mais na cidade. Tudo funcionou bem, mas poderemos fazer ainda melhor no aniversário da cidade”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS