Carnaval | Da Redação/Com Fundac | 30/01/2015 21h48

Convênio de recursos cronograma do Carnaval de CG são confirmados

Compartilhe:

A Fundação Municipal de Cultura (Fundac) assinou convênio que prevê o repasse de R$ 160 mil para a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca) e de R$ 20 mil para a Associação dos Blocos, Bandas, Cordões e Corsos Carnavalescos e Culturais de Campo Grande (Ablanc). A assinatura do convênio foi publicada hoje (30), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

O repasse é feito anualmente com objetivo de cobrir as despesas realizadas e que venham a se realizar na apresentação dos blocos e também de cobrir o custeio da contratação de escolas de samba, incluindo itens carnavalescos, para o campo-grandense ter um desfile de qualidade, tanto dos blocos quanto das escolas de samba.
Cronograma

No dia 6 de fevereiro, será feito o lançamento do Carnaval na Praça do Rádio Clube, com a apresentação das bandas Doce Swing e Gilmelândia. Também haverá mostra de fantasia dos carnavalescos junto com a apresentação dos sambas-enredo das escolas de samba. Também haverá corte de Momo, composta de rei e rainha.

Na avenida Fernando Corrêa da Costa, a folia vai do dia 14 de fevereiro até o dia 17 de fevereiro. No primeiro dia se apresentam as bandas Beleza Pura e Doce Swing. No dia 15, de fevereiro o show fica por conta das bandas Beleza Pura e Timbahia. No dia 16 de fevereiro, os grupos Beleza Pura e Doce Swing se apresentam. Na terça de Carnaval, dia 17, se apresentam os grupos Beleza Pura e Milk 7. Nos dias 15 e 17 acontecem as matinês, com início às 17 horas. Os bailes noturnos começam às 20 horas.

Já o desfile dos blocos de rua acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 19 horas, com saída da avenida Calógeras, em frente ao Armazém Cultural. O desfile do grupo de acesso das escolas de samba será no dia 16 de fevereiro, a partir das 20 horas, na avenida Alfredo Scaff. O desfile do grupo principal acontece no mesmo local, no dia 17, com apresentação prevista para começar às 20 horas.


“Queremos mudar paradigmas assumindo que viemos mudar para melhor. Temos que deixar um legado, afinal, a cultura não pode ser um acessório da administração. Ela tem que estar no primeiro escalão”, afirmou o secretário Athayde Nery. Na reunião, ficou acordado que o CCJOG passará por mudanças para que se mantenha o público atual, mas também para que novas pessoas tenham conhecimento da sua existência e venham a freqüentar suas atividades. “Temos que colocar o Centro Cultural José Octávio Guizzo no coração da população. As pessoas têm que se apossar deste espaço cultural que é público”, reafirmou a subsecretária, Andréa Freire.

O objetivo é intensificar a participação dos alunos da Rede Estadual de Ensino no local e propiciar o primeiro contato deles com a cultura brasileira e sul-mato-grossense. Esta, segundo os secretários, é uma forma de garantir o caráter público da instituição. Athayde tem como diretriz investir na pacificação dos municípios do Estado por meio de ações culturais. “Tenho certeza que os índices de criminalidade dos municípios irão diminuir se as crianças e jovens dos bairros tiverem garantido seu acesso à cultura”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS