Carnaval | Da redação/com Campo Grande News | 11/03/2014 15h42

Vila Carvalho perde título de 2014 depois de denúncia da Igrejinha

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Reunião na noite de ontem colocou fim à briga por conta da apuração do desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Campo Grande. Depois de recurso administrativo da Igrejinha contra o resultado, a Comissão de Carnaval, responsável pelos resultados, resolveu considerar todas as escolas como campeãs e suspender o rebaixamento das agremiações que tiveram as menores notas.

O título estava com a Vila Carvalho, mas foi contestado no dia da apuração. Contrariada com nota 6 para Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e um 7 para Comissão de Frente, a Igrejinha anexou ao processo vídeo, fotos e publicações feitas nas redes sociais na tentativa de provar que houve favorecimento.

 

“Temos fotos dos dois jurados que nos prejudicaram, na quadra da Vila Carvalho antes do Carnaval”, comenta o presidente da Igrejinha, Paulo Freire.

Outro problema avaliado foi falha no sistema de som quando a Igrejinha, Deixa Falar e Unidos do Aero Rancho estavam na avenida, o que na avaliação das agremiações, refletiu na evolução das escolas e na avaliação dos jurados.

Após dias de manifestações organizadas pela Igrejinha e a reclamação formal, a Comissão decidiu em votação que “as argumentações da reclamante são pertinentes, no que se refere aos critérios de avaliação utilizados para julgar os quesitos Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira” e também acatou os pedidos sobre a falha no som.

A consequência é que as verbas para 2015 serão rateadas em partes iguais para todas as escolas do Grupo Especial e não haverá rebaixamentos este ano.

O presidente da Liga, Eduardo de Souza Neto, não quis comentar o caso, apenas enviou e-mail com a decisão tomada nessa segunda-feira. Ele explica que a Lienca só ratifica a decisão que é tomada de fato pela Comissão de Carnaval.

Já o presidente da Igrejinha comemora a decisão. “Isso prova que não estávamos equivocados. Não são 2 pessoas mal-intencionadas que vão acabar com o Carnaval”.

Segundo ele, a contestação foi muito bem embasada e colocou justificativas incoerentes de jurados. “Um deles, que deu 6 para a Igrejinha, deu 9 para Mestre-Sala de outra escola que desfilou sem um adereço e teve a evolução prejudicada”, comenta.

O desafio agora é tornar os critérios de avaliação mais seguros, para evitar que a bagunça no Carnaval de rua de Campo Grande continue vigorando. “Queremos ajudar a Lienca a melhorar esse sistema. Não podemos perder patrocinadores e a mão de obra que é voluntária. Tinha gente que estava desistindo do desfile”, argumenta Paulo.

O encontro de ontem teve as presenças de representantes da Unidos do Cruzeiro, Catedráticos do Samba, Deixa Falar, Unidos do Aero Rancho, Vila Carvalho e Igrejinha. Nenhuma agremiação contestou o resultado da reunião.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS