Cinema | Com UFGD | 22/11/2019 08h54

8ª edição da Mostra Ecofalante exibirá filme na UFGD

Compartilhe:

Dirigido por Christiane Torloni e Miguel Przewodowski e lançado no ano passado, "Amazônia: o despertar da Florestania" será apresentado neste sábado (23), às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso), como parte da programação da 8ª Mostra Ecofalante no Cineclube UFGD. O debate será mediado pela professora doutora Verônica Guimarães e todos os interessados pelo tema podem participar do evento.

O filme questiona como o Brasil tem lidado com a natureza e seus recursos naturais e em que estado se encontra a Floresta Amazônica. A partir de entrevistas com especialistas das mais diversas áreas e com o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de florestania, ou seja, a cidadania da floresta, termo necessário para refletir sobre a identidade brasileira. Conversar sobre esse assunto ficou ainda mais urgente após o grande incêndio em agosto deste ano.

A programação da 8ª Mostra Ecofalante terá continuidade dias 26, 27 e 28, no Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteiras (NEEF), localizado na Unidade 2 da UFGD. Serão apresentados os filmes: dia 26 - A Grande Ceia Quilombola (Ana Stela Cunha & Rodrigo Sena, Brasil, 2017); dia 27 - A Ausência dos Damascos (Daniel Asadi Faezi, Alemanha e Paquistão, 2018) e; dia 28 - Filhos de Macunaína (Miguel Antunes Ramos, Brasil, 2019). As sessões começarão sempre às 13h30. No Cineclube UFGD, o encerramento será em 30 de novembro com a exibição de O Amigo do Rei (André D’Elia, Brasil, 2019).

MOSTRA ECOFALANTE
Esta é a primeira vez que a Mostra Ecofalante está em Mato Grosso do Sul. A Mostra é um evento anual, está em sua 8ª edição e acontece desde 2012, sempre no primeiro semestre. Ao longo do ano, a ONG Ecofalante realiza exibições com parceiros educacionais e institucionais, democratizando o acesso às obras excepcionais de que fizeram curadoria, com propósito de levar cultura e informação, com filmes e debates, para cada vez mais lugares.

Outras informações sobre a Mostra Ecofalante você pode encontrar em: http://ecofalante.org.br/

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS