Culinária | Da redação | 04/04/2016 14h56

Chef leva gastronomia de MS para Feira de Orgânicos em SP

Compartilhe:

A gastronomia regional sul-mato-grossense faz jus às belezas naturais do estado. As receitas mais apreciadas pelos turistas deixam marcados na memória as cores, sabores e aromas da culinária. De origem agropecuária, Mato Grosso do Sul tem na sua gastronomia uma resultante dos elementos culturais e naturais que construíram suas tradições e costumes, como o churrasco com mandioca que é muito apreciado. A variedade de peixes se reflete em pratos ricos e exóticos, assim como o tereré (espécie de mate gelado) e os doces caseiros feitos de frutas típicas da região e de influência fronteiriça, a chipa, a sopa paraguaia do país vizinho e a saltenha da Bolívia.

Neste sábado (2), o Chef Paulo Machado apresentou receitas regionais sul-mato-grossenses, elaboradas com ingredientes de feirantes e pequenos produtores na Feira de Produtos Orgânicos no Parque Ibirapuera, Capital Paulista. Para valorizar o ato de cozinhar, o Slow Food, o Instituto Kairós e os feirantes convidam a cada mês, um Chef de Cozinha para participar da Feira de Orgânicos no Modelódromo do Ibirapuera. O evento “Chef na Feira” integra as ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Chef serviu canapés com carne serenada e o suco de mandioca, receita refrescante e nutritiva criada pela célebre Iracema Sampaio, para as creches da capital, Campo Grande. Pesquisadora e culinarista, Iracema estudou, experimentou e compilou receitas inéditas que viraram livros. De grande notoriedade para a culinária regional com o seu dom de cozinhar, ela expôs receitas econômicas, versáteis e criativas que usam ingredientes tão presentes na mesa dos sul-mato-grossenses.

O Chef Paulo foi vencedor em 2015 do Prêmio Dólmã e ganhou o título de embaixador da cozinha brasileira. Conhecedor da cozinha pantaneira, já elaborou receitas brasileiras em mais de 15 países. Também é proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado em Campo Grande, onde ministra palestras e cursos.

A Feira de Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa acontece no Modelódromo do Ibirapuera, aos sábados , das 7 ao 12h, e conta com mais de 40 barracas com os mais variados tipos de verduras, legumes, frutas e outras iguarias. A feira é a terceira da cidade com produtos isentos de defensivos químicos, sob o controle da Supervisão Geral de Abastecimento. Endereço fica na Rua Curitiba, 292, Vila Mariana – São Paulo SP.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS