Festival | Com Portal do MS | 20/07/2019 13h37

Arte, cultura e gastronomia

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul tem gastronomia? Tem sim, senhor. E ingredientes especiais que fazem uma culinária diferenciada. “Somos uma Amazônia gastronômica”, declara entusiasmado o chef Adriano Torres, um dos participantes da Cozinha Show que acontece no 20º Festival de Inverno de Bonito. Que tal experimentar e aprender a fazer delícias como: jacaré ‘a passarinho com maionese de limão rosa, dadinho de pintado com farofa de pilão e dip de melado, pacu no bafo com mandioca cremosa “a la plancha” e farofinha de sopa paraguaia com vinagrete de laranja.Tem até opção vegetariana: um ceviche de melancia com guavira e especiarias. Ficou com água na boca? Então se prepare para esta incrível viagem pelos sabores do nosso Estado, porque tem muito mais Até as crianças terão espaço exclusivo na Cozinha Show, com a chef Oliveira.

Coordenadora do evento, a arquiteta Cláudia La Picirelli de Arruda Carlana, explica que a proposta do evento é ligar a gastronomia à memoria afetiva. Segundo Cláudia, os chefs convidados vão mostrar à plateia pratos diferentes da trivialidade, mas com ingredientes que fazem parte do patrimônio cultural do Estado. Tudo isto com as parcerias do Senac, Sebrae e Abrasel.

Esta terceira edição da Cozinha Show vai surpreender ainda mais os visitantes. A começar pelo espaço, que foi quadruplicado. Serão duas tendas de 10X10 com capacidade para 80 participantes e três oficinas com degustação por dia. No domingo o espaço será dedicado às crianças (de 06 a 14 anos) com duas oficinas kids. E as inscrições são feitas no próprio local.

Roberta Ávalos, gerente de turismo e gastronomia do SENAC, explica que a mudança na estrutura dos lounges de gastronomia, está atendendo a demanda do município. “A cozinha show faz o maior sucesso e as oficinas ficam lotadas todos os dias”, diz, reiterando que a comida é um elemento agregador. “Onde tem comida, tem afeto, tem gente”.

O famoso chef espanhol, Joan Roca, afirma que a gastronomia é uma linguagem que usamos para explicar nossa terra, cultura, memória, vivências, viagens. E é neste sentido que a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Mara Caseiro explica a experiência culinária e sua importância para o Festival. “Os sabores são elementos que marcam profundamente as pessoas, principalmente quando viajamos” Por isto, segundo ela, a experiência gastronômica veio agregar valor ao Festival. Afinal, o conjunto das práticas culturais relacionadas com a alimentação representa importante elemento de integração sociocultural e podem tornar-se um valioso elemento para a educação e para a inclusão. Não por acaso, as receitas escolhidas pelos chefs são simples e de fácil preparo. O público terá acesso a todas elas através do site da Fundação.

A mandioca vira estrela

E a gastronomia vai permear a cidade de Bonito durante todos os dias do Festival. A Abrasel organizou uma Mostra culinária cujo ingrediente de destaque será a nossa boa e deliciosa mandioca. Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel, parceiro e entusiasta da inserção da gastronomia ao Festival, está no comando do empreendimento. O evento, que é paralelo ao FIB, vai contar com 16 restaurantes, todos filiados à Abrasel, participantes. A mostra que não será competitiva. “Como o tempo é curto, preferimos focar na experiência do cliente”, explicar Juliano que está trabalhando para que os turistas que estarão na cidade durante o Festival, visitem os restaurantes e experimentem as diferentes criações feitas para a Mostra. Cerca de dois mil guias serão distribuídos pela cidade, com informações detalhadas sobre cardápio dos estabelecimentos participantes e os respectivos preços. “Ninguém gosta de surpresa em restaurante”, explica o presidente da Abrasel. “Muitas vezes as pessoas deixam de ir ao lugar porque imaginam que não podem pagar, mas teremos pratos para todos os gostos e bolsos”, conclui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS